Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O artista visual, Cláudio Montanari, realiza nesta quinta-feira, 08, oficina de serigrafia artesanal no Centro de Atividades Sesc em Palmas, durante horário comercial. A oficina é gratuita e integra as atividades do projeto “Na estrada” contemplado do Edital de Incentivo à Cultura da Secretaria Estadual da Cultura, no prêmio Kathie Tejeda de Apoio a Produção de Artes Visuais.

De acordo com Montanari, o projeto “Na Estrada” tem na serigrafia uma forte ferramenta para instigar a reflexão sobre o trânsito em nossas ruas e estradas. Utiliza-se dos recursos desta técnica para criar gravuras, monotipias e objetos produzidos com temática relacionada às estradas brasileiras, explorando as formas, texturas e signos encontrados em imagens de caminhões, captadas em rodovias do norte e sul do Brasil, BR 101 no trecho entre Sombrio (SC) e Florianópolis (SC) no ano de 2002 e também na BR 153 no trecho entre Palmas e Goiânia no ano de 2008. “Destaca não apenas a beleza encontrada nas imagens, mas busca, sobretudo, oportunizar uma reflexão crítica a respeito deste ambiente onde circula muita riqueza, miséria e dor”, define Montanari.

A segunda atividade do projeto acontece no dia 10 de novembro com o lançamento da exposição de serigrafias e participação da Banda OverDog no posto de combustível Petrolíder, às margens da TO-050. A vernissage do projeto acontece no dia 13 de novembro no hall de entrada do Sesc Palmas, às 19 horas.