Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um grupo de amigos, artistas e empresários da capital tocantinense promovem neste domingo, 11 de novembro, o 1º Grito Por Carnaval 2013. O evento acontece no Mumbuca Bar e Restaurante, em Palmas, a partir das 16h, e terá a banda Balagandaia como atração musical. O grupo começou a movimentar as redes sociais com a hashtag #querocarnavalPMW, no Twitter e Facebook. A ideia é iniciar a discussão sobre um novo formato do carnaval em Palmas, a participação do poder público e os benefícios da festa para a economia da cidade.

Para o músico e promotor cultural, Thiago Botelho, o carnaval em Palmas é um evento que valoriza a classe artística e movimenta a economia da cidade. “Queremos trazer de volta a alegria do tradicional carnaval de rua de Palmas. Quem mora em Palmas há mais de 10 anos lembra das ruas lotadas, do comércio movimentado e das milhares de pessoas que vinham de várias partes do Brasil”, conta Thiago. O músico salienta que o carnaval é uma excelente vitrine para novas bandas. “Queremos trazer de volta a confraternização e valorizar o cenário cultural do Tocantins”.

Ao longo dos anos o carnaval de Palmas provou que é autossustentável e gera inúmeros benefícios para a população do município. Cerca de 60 mil pessoas visitavam a capital todos os anos, consumindo produtos e serviços.

Além do fator social e cultura, o carnaval de Palmas movimenta o mercado de trabalho, gerando mais de 4 mil empregos diretos nas mais variadas áreas:  cordeiros, carregadores, montadores, atendentes, coordenadores, vendedores, equipes de limpeza, promotores de venda, ambulantes no circuito oficial, segurança pública e privada, entre outros.

Para o José Ernesto Betelli, empresário e diretor financeiro da Abrasel/TO (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) o carnaval é um produto rentável e fortalece o trade turístico. “O setor hoteleiro, durante o período das festividades de carnaval, registra uma ocupação superior a 98%. Aproximadamente 30 milhões de reais circulam na cidade nos cinco dias de carnaval, fortalecendo setores como bares, restaurantes, cervejarias, farmácias, bandas, malharias, moda entre outros”, detalha Betelli.

O 1º Grito Por Carnaval no Mumbuca é o pontapé inicial do debate sobre a importância do carnaval para a economia e cultura de Palmas. O tema está em discussão na internet no endereço (Facebook.com/LoucosPorCarnavalPMW) e no Twitter (#QueroCarnavalPMW