Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nos próximos dois meses o HMPDR – Hospital Maternidade Pública Dona Regina – receberá aproximadamente 130 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Tocantins - UFT para estágio.  Na manhã desta terça-feira, 13, uma equipe de profissionais da Maternidade realizou uma Oficina de Integração para apresentar a esses alunos as normas do estágio supervisionado e fornecer informações sobre as especificidades da atuação no Dona Regina.

Os acadêmicos de Medicina já começam nesta quarta-feira, 14, seu período de internato hospitalar, como é chamado o período de estágios realizado nos últimos anos do curso. Eles vivenciarão a prática dos diferentes setores da maternidade, tais como, clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, entre outros. Já os acadêmicos de Nutrição e Enfermagem começam em janeiro do ano que vem.

O gerente no Núcleo de Integração, Ensino e Serviço da Diretoria de Gestão da Educação na Saúde, Andreis Vicente de Costa, esteve presente no evento e explicou que o Tocantins não possui nenhum hospital-escola e que, por isso, os hospitais públicos possuem essa parceria com as instituições de ensino. “Esta parceria contribui para a formação de profissionais capacitados e sensibilizados sobre a importância de prestar um serviço de qualidade aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde”, disse.

Durante a oficina os participantes foram orientados sobre os direitos e obrigações dos estagiários, sendo que um dos tópicos frisados por todos os palestrantes é de que o estagiário, em nenhuma hipótese, poderá realizar atendimento sem a presença do preceptor.

Sobre esse assunto a médica Luciana Martins dos Reis, que também é professora do Curso de Medicina e coordenadora do Internato de Ginecologia e Obstetrícia da UFT, enfatizou que os acadêmicos devem estar atentos aos procedimentos, entretanto, devem tomar o cuidado para não se anteciparem ou tomarem iniciativa em relação ao atendimento. “Vocês devem se lembrar que vocês ainda não são médicos, são apenas internos, por isso, é indispensável à orientação do preceptor para a realização de qualquer atividade e atendimento”, disse ela dirigindo-se especificamente aos alunos de medicina.

Já o professor do Curso de Enfermagem, Alisson Barros, esclareceu que os estágios possibilitam a comparação entre o aprendizado teórico e a realidade prática. Ele elogiou o auxilio e o empenho dos profissionais que atuam nos hospitais para com os acadêmicos. Lembrou ainda que durante o curso seus alunos têm acesso a todos os hospitais públicos da cidade, fato que contribui para uma formação mais humanizada desses futuros profissionais de saúde.

De acordo com a coordenadora no Núcleo de Ensino e Pesquisa do hospital, Hercione Farias, no Dona Regina mensalmente cerca de 170 estagiários atuam nos diversos setores e em diferentes áreas de saúde. “A vivência prática dentro dos hospitais é parte obrigatória da carga horária curricular dos cursos da área de saúde, por isso o Hospital tem se colocado à disposição de todas as instituições de ensino para que os alunos sejam preparados com qualidade”, disse. Ela ressaltou ainda que além do estágio, o hospital se coloca à disposição de alunos e professores para a realização de pesquisas e estudos de caso.