Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Linda Cristal

Foto: Linda Cristal

A estudante do município de Combinado, Regiane Alves da Silva, 17 anos, foi a representante do Tocantins no Programa Jovem Senador, que aconteceu no Congresso Nacional de 18 a 22 de novembro. Ela é estudante do 3º Ano do segundo grau do Colégio Joaquim de Sena e Silva. Regiane foi a vencedora do Tocantins com a redação: A Suavidade de uma Pétala”. O tema geral das redações: Meu Município, Meu Brasil. Regiane conseguiu sensibilizar a Banca Julgadora quando mostrou a sua cidade, Combinado, como uma das pétalas do girassol, flor que ela usou para representar o Estado.

Regiane disse que se preparou desde o início do ano para fazer a redação. Ela contou com o apoio dos professores do colégio público e foi a escolhida para passar três dias no Senado, como uma Jovem Senadora, com os demais estudantes selecionados em todo o país.   

A educação foi o tema que dominou os debates no Plenário da edição deste ano do Projeto Jovem Senador. Seis projetos foram discutidos e aprovados pelos estudantes. Entre eles, a inclusão do ensino da língua brasileira de sinais na grade curricular da educação básica e a definição de um prazo mínimo de permanência dos professores nas escolas.

As propostas aprovadas seguem para a análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestão. Participaram do Projeto Jovem Senador 27 alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio finalistas do 5º Concurso de Redação do Senado. Cada um representa um estado e o Distrito Federal.

A exposição Jovem Senador 2012 foi inaugurada quarta-feira, 21, com fotos, biografias, expectativas de cada participante para o futuro e trechos das redações dos 27 vencedores do Concurso de Redação realizado pela Casa. Como parte da premiação, os jovens ficaram em Brasília, exercendo um mandato simulado.

Os jovens receberam ainda as boas-vindas e os elogios da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, da diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, e do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita.

A exposição, montada na Senado Galeria, no corredor que liga o Palácio do Congresso ao Anexo I do Senado, poderá ser vista até o dia 21 de dezembro. A mostra também convida os jovens para participar do concurso de redação de 2013, que já tem um tema: “Buscar voz para ter vez: Cidadania, democracia e participação”. As informações sobre o programa Jovem Senador estão disponíveis no site http://www.senado.leg.br/jovemsenador. (Site Tocantins em Brasília com informações da Agência Senado).