Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Carla Marione

Membro da Bancada Nacional do Transporte Rodoviário de Carga, o deputado federal Ângelo Agnolin (PDT) participou na tarde desta terça-feira, 18, de reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para intensificar as negociações sobre determinadas reivindicações da categoria. Acompanhado de mais sete parlamentares e representantes dos caminhoneiros, Agnolin foi recebido pelo diretor da Agência, Carlos Fernando do Nascimento.

Em reunião, a categoria manifestou urgência em aprimorar os requisitos para inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), e algumas questões como a adaptação do pagamento dos serviços através do cartão-frete. O atual sistema instituído pela ANTT proíbe os caminhoneiros de receberem pagamentos em dinheiro ou cheque, obrigando-os a receberem através de depósito em conta bancária ou em créditos a serem inseridos em um cartão eletrônico.

Entre outras reivindicações da categoria, está a instituição do controle da jornada de trabalho, como forma de inibir exposições longas ao volante. A categoria reclama também de alterações feitas pela ANTT e que mudaram as regras de frete.

Tanto os parlamentares, quanto os representantes da classe sugerem que as atuais regras sejam revogadas e que outras proposições sejam elaboradas com a participação plena de toda categoria, com respaldo legal em todo o país.

Ao agradecer a iniciativa dos parlamentares, a Agência se mostrou atenciosa às reivindicações e reafirmou buscar um consenso de forma célere e justa. (Assessoria de Imprensa)