Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de conhecer projetos de produção irrigada e atrair investidores para o Tocantins, o governador do Estado, Siqueira Campos, acompanhado do secretário executivo da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, visita nesta segunda-feira, 7, propriedades rurais dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.   

No município de Mossoró (RN), os representantes do Governo do Tocantins conhecerão a produção de melão. Já em Baurúna (RN), melão e algodão. O grupo também visitará um plantio de algodão em Limoeiro do Norte (CE). “Vamos apresentar o potencial do Tocantins e gostaríamos que essas empresas participassem de processos licitatórios para ocupação de áreas no Tocantins, já que ainda existem áreas disponíveis nos projetos Manuel Alves e São João”, revela o secretário executivo.

De acordo com Padua, as empresas Agrosol – Agropecuária Mossoró Ltda e Jiem Agrícola e Comercial Ltda, que atuam nesses estados, possuem larga experiência no mercado de produção e comercialização de frutas. “A intenção é atrair esses investidores para o Tocantins, pois possuem experiência no mercado para deslanchar nossa produção”, acredita Padua.     

No Tocantins existem três projetos de produção irrigada em funcionamento. O projeto Manuel Alves, município de Dianópolis, Sudeste do Estado; o projeto São João, na região Central, em Porto Nacional; e o projeto Rio Formoso, instalado no município de Formoso do Araguaia, região Sudoeste. Os dois primeiros são voltados para a fruticultura, enquanto o terceiro para a produção de grãos. Outros três projetos estão em fase de implantação: Gurita, Sampaio e Prodoeste. (Ascom Seagro)