Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Diretores da Agrosol Agricultura, de Mossoró (RN), anunciaram ao governador Siqueira Campos nesta última segunda-feira, 7, que farão estudos de viabilidade com objetivo de atuar no Tocantins. O governador esteve na sede da indústria, que possui sete fazendas e produz, entre outras culturas, três tipos de melão (galha, goldex e charentais) no sistema irrigado. Siqueira Campos fez convite formal aos proprietários Junichi e Tiago Irikita para investir no Estado. “Estamos numa região seca, mas pude perceber o potencial desta indústria, que tem muito a oferecer ao Estado do Tocantins. O sistema de irrigação é feito por gotejamento, com proteção para não haver qualquer tipo de contaminação”, disse Siqueira Campos.

A empresa tem 400 funcionários, fatura R$ 10 milhões por ano e 50% de sua produção é exportada para a Europa, principalmente Holanda e Inglaterra – o restante abastece o mercado brasileiro. O diretor administrativo da Agrosol, Tiago Irikita, afirmou que o Tocantins é “um grande mercado para a indústria”. “O Tocantins tem potencial para nos proporcionar crescimento com a logística que dispõe. Além disso, o potencial hídrico do Estado nos chamou muito a atenção”, disse o industrial. De acordo com estudo recente da Semades - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Tocantins é um dos poucos Estados do País com capacidade de expandir agricultura irrigada para 4 milhões de hectares.

Para Siqueira Campos, a tecnologia empregada pela Agrosol pode servir para projetos de fruticultura do Estado, como o São João, Sampaio, Rio Formoso e Manoel Alves. “O Tocantins é um paraíso para a irrigação. A Agrosol e todos os empreendedores sérios que desejam atuar em conjunto conosco pelo desenvolvimento do Estado têm o apoio do Governo no que for preciso. Precisamos unir o potencial que temos com tecnologia empregada em trabalhos como esse que vimos no Rio Grande do Norte.”

Agenda

O Governador segue no Nordeste do País e deverá conhecer ainda trabalho de outras empresas. Na viagem, Siqueira Campos é acompanhado pela primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, o comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Benício; a secretária da Cultura, Kátia Rocha; o secretário-executivo da Agricultura, Ruiter Padua; e o consultor Kenjy Kawano. (Secom)