Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Eduardo recebe as lideranças sindicais na tarde desta quarta-feira

Eduardo recebe as lideranças sindicais na tarde desta quarta-feira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Eduardo recebe as lideranças sindicais na tarde desta quarta-feira Eduardo recebe as lideranças sindicais na tarde desta quarta-feira

O secretário estadual das Relações Institucionais do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, se encontrará na tarde desta quarta-feira, 09, com os representantes dos sindicatos do funcionalismo público do Estado. A informação é de um presidente de um dos sindicatos. 

Com o encontro, Eduardo atende a um ofício enviado nessa terça-feira pelas entidades sindicais solicitando a audiência para discutir termos do pagamento da data-base dos servidores.

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou ao Conexão Tocantins que será possível retomar as negociações sobre o pagamento da data-base aos servidores após análise do balanço financeiro de 2012. Até o momento, o governo mantém a proposta de começar pagar o benefício apenas em maio em duas parcelas, com a segunda prevista para o mês de setembro.

Um total de treze sindicatos e três associações marcaram para o dia 16 deste mês, uma segunda Assembleia Geral Conjunta para deliberar sobre a possibilidade de greve em diversos setores, caso o governo não retome as conversações sobre o pagamento, fato que poderá ser superado nesta quarta-feira com a ação do secretário das Relações Institucionais.

Os sindicatos propõem que o benefício comece a ser pago neste mês de janeiro. Segundo dados das entidades classistas o custo para o Estado com o pagamento da data-base será de cerca de R$ 10 milhões.

Proposta aprovada

A proposta aprovada pelos servidores em Assembleia Geral Conjunta dos sindicatos foi o pagamento do percentual de 5,57%, mais o retroativo da data-base em parcela única, e, segundo o presidente do Sindicato dos servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, o problema do Estado é de gestão. “O Estado não está em crise financeira. O problema do Estado é gestão, estão deixando os servidores públicos de lado”, afirmou o presidente do Sisepe em entrevista ao Conexão Tocantins na última segunda-feira.