Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos e o reitor da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Macedo, assinam nesta quinta-feira, 24, a ordem de serviço que dará início às obras de construção da Cepam - Central Analítica de Pesquisa Agroambiental. A assinatura vai acontecer às 10h30 no Gabinete do Governador. A obra, que será feita no Centro de Ciências Agrárias da Unitins (próximo ao espaço da Agrotins), terá um custo total de R$ 2.424.825,50 e a empresa responsável pelas obras é a Nasa Construtora, vencedora do processo licitatório. A previsão de conclusão das obras é de oito meses.

A Cepam será uma obra estratégica e de grande prestação de serviço para o setor produtivo. Neste espaço de 1985 m² serão construídas 15 salas para pesquisadores; 13 laboratórios; quatro salas de coordenação; e uma sala de editoração. Entre os laboratórios estão a Clínica Fitosanitária, que possibilitará o diagnóstico de doenças em plantas, e o de Nutrição de Plantas. O objetivo é melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa agropecuária para atender os produtores rurais do Tocantins. Além disso, a Cepam foi pensada dentro de um novo conceito de sustentabilidade econômico e ambiental, que terá sistema destinado ao tratamento de resíduos que impedirão que materiais provenientes de pesquisa contaminem o meio ambiente.

A construção será viabilizada pelo PAC - Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa), destinado ao fortalecimento estrutural da área de pesquisa e de laboratórios desta instituição, bem como ampliação e revitalização da OEPA - Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Tocantins, que é a Unitins. (Ascom Unitins)