Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mesmo estando no período chuvoso, para a alegria dos foliões, o sol aparecerá acompanhado de nuvens e de muito calor no Estado. Pancadas de chuva são esperadas de forma isolada, é o que informa o professor Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet) da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

 Nesta sexta-feira, 8, o tempo segue instável em todas as regiões do Estado. A previsão é de céu com muitas nuvens, apresentando momentos de sol e pancadas de chuva forte, favorecida pela configuração de um canal de umidade entre o continente e o Oceano Atlântico. A temperatura fica em torno dos 34ºC (máxima) e dos 22ºC (mínima). Os ventos oscilam de nordeste a leste e a umidade do ar varia de 60 a 90% ao longo do dia.

 No sábado, 9, o sol aparecerá entre muitas nuvens, deixando o tempo parcialmente nublado. O aquecimento diurno associado à alta umidade atmosférica provocará chuva nas regiões central e norte do Tocantins, nas demais choverá apenas rapidamente.

 Áreas de instabilidade voltarão a influenciar o tempo, no terceiro dia de festa. O sol aparecerá entre nuvens, fará calor e pancadas de chuva, no período da tarde, são esperadas em Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe e Lagoa da Confusão. Em Arraias, o sol predomina entre nuvens.

 Na segunda-feira, 11, a previsão é de um dia com períodos de sol intercalados com períodos de céu nublado e pancadas de chuva localizadas. No último dia da folia de Momo, o sol aparecerá entre muitas nuvens, com chuva no final da tarde, em todas as áreas. (Ascom Unitins)