Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O circuito da folia em Gurupi ficou lotado na quarta noite do Gurufolia 2013. Nesta última segunda-feira (11/02), além da animação dos foliões, o público conferiu também o desfile dos blocos campões do carnaval e show com a Banda Balagandaia, no Trio Mega Love, que recebeu ainda a dupla Henrique e Diego, que encerrou a madrugada da festa de momo. 

A noite começou com alguns blocos passando pela avenida e esquentando os foliões. Em seguida, o terceiro colocado no concurso de blocos, Os Enforcados, percorreram o circuito da folia, mostrando a mesma animação que os destacaram na noite anterior. O segundo colocado, o bloco Tô Nem Aí, também desfilou e o grande campeão, Pega Pra Capá, fez a festa na avenida comemorando o seu terceiro título nos 18 anos de avenida. 

Os representantes dos blocos receberam a premiação das mãos do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), dos secretários municipais, além da deputada estadual Josi Nunes e de alguns vereadores, que foram prestigiar a quarta noite do Gurufolia 2013. O campeão ganhou uma moto Honda Pop; o segundo colocado R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil.

O prefeito destacou a importância da participação dos blocos no carnaval. “Estamos muito felizes com a participação de todos. Queremos fortalecer os blocos de Gurupi e resgatar o carnaval da nossa cidade, proporcionando lazer e diversão e também gerando emprego e renda”, destacou Laurez Moreira.

Estrutura

Os foliões e comerciantes que participam do Gurufolia 2013 tem destacado a estrutura e segurança como pontos fortes da festa de momo. A estrutura conta com 80 banheiros químicos, sendo que 10 são exclusivos para deficientes; arquibancada coberta; camarotes empresariais, um camarote para cada veículo de comunicação; além de tendas 12 x 12. 

Tem praça de alimentação, estrutura do Samu, Corpo de Bombeiros e limpeza urbana. Além disso, durante as cinco noites de carnaval, a equipe da Saúde está distribuindo preservativos e material informativo. Cerca de 50 homens da Polícia Militar estão no circuito da folia para garantir a segurança dos foliões. 

E a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo está com uma equipe  de recepcionistas prestando esclarecimentos sobre os atrativos da cidade e região e distribuindo o Guia do Turista. 

“Neste ano o carnaval está muito bom, a organização e a estrutura estão bem melhores, além da segurança que está maior também”, afirmou Daniel Soares, que aproveitou o Gurufolia para vender espetinhos e cachorro-quente. “O movimento está bom e estamos vendendo muito. Por noite são mais de 200 espetinhos e 300 cachorros-quentes”, disse.