Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Nesta quinta-feira, 14, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realizou Consulta Pública sobre a proposta de Criação do Parque Municipal Papagaio Galego. Na ocasião a assessora técnica da Secretaria, Sandra Regina Sonada, a bióloga Karine Bernardo de Souza e o geógrafo Marcus Vinícius Mendes Bazoni apresentaram o estudo técnico da área.

A criação do Parque é uma compensação ambiental, pelos impactos causados pela implantação do loteamento Arso 151, devido ao micro parcelamento do solo. A escolha da área foi sugerida pelo professor doutor em ecologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres, que realizou estudos no local.

“Pelo estudo, identificamos que esta área possui grande diversidade da fauna e da flora. Temos neste local mais de 150 espécies de pássaros, entre eles o papagaio galego, que foi a espécie escolhida para dar nome ao Parque, por está em extinção. Desejamos que esse nome agregue ainda mais valor a esta área”, explicou o professor.

Entre os assuntos abordados, o público questionou a prevenção de queimadas e alimentação dos animais. A assessora técnica afirmou que vai analisar as sugestões e os problemas apresentados serão solucionados. “Esta é uma área que vai ser realmente protegida. É nossa responsabilidade criar e manter esse espaço de conservação”, afirmou Sandra.

Presentes

Participaram do evento o secretário municipal de Transparência e Controle Interno; João Lira, o vereador Joaquim Maia, o secretário executivo do Fórum de Organizações Não Governamentais (ONGs); Antônio Silveira e representantes de órgãos ambientais.

Área proposta

A proposta de criação do Parque Municipal Papagaio Galego, abrange uma área de 180.710 metros quadrados, e encontra-se inserida na área urbana. Os estudos para a criação da unidade de conservação foram elaborados pela empresa Nattiva - Engenharia Ambiental, contratada pela empresa G-10 e está à disposição dos interessados para consulta na sede da Diretoria de Meio Ambiente, Avenida Teotônio Segurado esquina com Avenida LO -09, Área Verde 402 Sul. (Secom Palmas)