Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente do Instituto Ação Solidária, o vereador Iratã Abreu acompanhará a visita da embaixatriz

O presidente do Instituto Ação Solidária, o vereador Iratã Abreu acompanhará a visita da embaixatriz Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O presidente do Instituto Ação Solidária, o vereador Iratã Abreu acompanhará a visita da embaixatriz O presidente do Instituto Ação Solidária, o vereador Iratã Abreu acompanhará a visita da embaixatriz

O programa Mãos que Fazem, desenvolvido pelo Instituto Ação Solidária, no Jardim Aureny I, receberá às 14h30 desta terça-feira, 19, a visita da embaixatriz alemã Christa Kern-Grolig. Ela e seu esposo, o embaixador Wilfried Grolig, estão no Tocantins desde a última sexta-feira, 15, com a intenção de fortalecer os laços entre o Tocantins e a Alemanha.

O presidente do Instituto Ação Solidária, o vereador Iratã Abreu (PSD-TO) acompanhará a visita da embaixatriz e afirma ser uma poder mostrar as ações do Mãos que Fazem, um programa que tem gerado emprego e renda para as mulheres carentes da região Sul de Palmas.

O que o programa Mãos que Fazem: O Programa Mãos que Fazem desenvolve o Projeto Fábrica de Colcha de Retalhos que se constitui em uma indústria para confecção de colchas de retalhos e outras peças com a técnica Pachwork cuja produção é destinada à comercialização no Estado e exportada para outros centros consumidores. As peças são confeccionadas por mulheres selecionadas na própria comunidade.

Elas passam por treinamento e qualificação com a técnica de patchwork, para a produção de colchas / lençóis / jogos americanos / toalhas / capas de almofadas e assemelhados. O projeto conta com espaço físico onde está instalada uma pequena fábrica com duas salas de trabalho.

A primeira sala possui 14 máquinas Singer domésticas. Este espaço é carinhosamente chamado de berçário, uma vez que é ali  que as mulheres iniciam o treinamento. Na segunda sala, estão instaladas 22 máquinas industriais  para costura reta/máquinas eletrônicas para costura geral e acabamento/máquinas para barras e costuras decorativas/máquinas para viés/ máquinas para fazer caseado/overlok/interlok/elastiqueira e outras. Esta sala conta também com mesa de corte e mesa para passar, apropriadas para colchas. (Assessoria de Imprensa)