Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Teste rápido e sigiloso para diagnóstico precoce da Aids

Teste rápido e sigiloso para diagnóstico precoce da Aids Foto: Marcos Vinicius

Foto: Marcos Vinicius Teste rápido e sigiloso para diagnóstico precoce da Aids Teste rápido e sigiloso para diagnóstico precoce da Aids

Passado o feriado de Carnaval, testes rápidos gratuitos de HIV, hepatites B e C e sífilis estão sendo realizados gratuitamente em Palmas no Núcleo Henfil, diariamente a partir das 8 horas. O Núcleo funciona na Quadra 404 Norte alameda 14 lote 13, em frente à Escola Municipal Monsenhor Pedro Piagem.

Além dos testes que oferecem resultado em até 30 minutos, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Núcleo Henfil, garante acesso ao tratamento, aconselhamento e total sigilo nos resultados dos exames.

“O teste rápido é uma ótima estratégia de incentivo ao diagnóstico precoce da Aids. É muito importante que o acompanhamento seja iniciado imediatamente após a confirmação da doença, para que sejam evitadas quaisquer complicações e o soropositivo tenha qualidade de vida”, explica Mônica Bandeira, responsável pela Área Técnica das DST's/Aids de Palmas.

Caso haja algum exame positivo, o usuário tem garantido o acompanhamento por uma equipe multiprofissional capacitada composta por médicos especialistas, enfermeiros, assistente social, psicólogo e farmacêutico, além de medicamentos gratuitos.

Prevenção

Instituições de ensino, empresas e associações interessadas em receber os técnicos da Semus para palestras, atividades educativas ou mesmo solicitar preservativos e materiais informativos sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem entrar em contato pelo e-mail: infosemus@gmail.com ou pelo telefone. https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif