Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Como estratégia de incentivo ao diagnóstico precoce da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), a unidade itinerante do Centrode Testagem e Aconselhamento do Núcleo Henfil realiza testes rápidos de HIV e Sífilis e exames de Hepatites Virais à população em pontos estratégicas de Palmas. A ação é parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis e HIV.

Testagens

No dia 2 de abril, os testes são realizados na região Central, na Unidade de Saúde da Família (USF) 612 Sul.

No dia 3, a mobilização acontece na região Norte, na USF 405 Norte. Enquanto no dia 4, o CTA oferece testes rápidos na USF José Lúcio de Carvalho, o setor Lago Sul, região Sul de Palmas. Nos três pontos os atendimentos serão realizados das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Aconselhamento

Além de realizar testes que oferecem resultado em até 30 minutos, o CTA garante acesso a tratamento gratuito, aconselhamento e total sigilo nos resultados dos exames.

Henfil

Segundo a enfermeira responsável pela Área Técnica das DST's/Aids de Palmas, Mônica Bandeira, caso algum exame seja positivo, o usuário tem garantido o acompanhamento pela equipe multiprofissional do Núcleo de Assistência Henfil, composta por médicos especialistas, enfermeiros, assistente social, psicólogo e farmacêutico.

Além do acompanhamento médico, o Núcleo, que é referência na região Norte para tratamento de DST's, oferece acesso medicamentos gratuitos.