Cultura

Foto: Divulgação

A Representação Regional Norte do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e o apoio da Fundação Cultural do Tocantins, traz para Palmas a oficina de divulgação e capacitação para os editais voltados à cultura negra na próxima sexta-feira, 1º de março, às 15 horas, no Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis.

 A capacitação é gratuita e aberta para artistas, produtores, ativistas culturais, criadores afrodescendendes da região e a inscrição pode ser feita na hora. Para participarem dos editais, os interessados devem ser autodeclarados negros (pretos e pardos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

  Sobre os editais

  Conforme site do MinC, os editais voltados para produtores e criadores negros foram lançados no dia 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra, e representou a primeira de uma série de iniciativas que o MinC pretende encampar na busca por ações afirmativas e políticas culturais que contemplem os afrodescentes brasileiros.

            No total, serão investidos cerca de R$ 9 milhões em editais, nas áreas de audiovisual, livro e leitura, artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória. Quatro dos cinco editais tiveram o prazo de inscrição prorrogado para 25 de março de 2013, a fim de oferecer mais chance de participação.