Cultura

Foto: Emerson Silva Em 2012 a Companhia circulou o Brasil com o esptáculo Sós e Nós Em 2012 a Companhia circulou o Brasil com o esptáculo Sós e Nós

Após o sucesso da turnê do espetáculo Sós e Nós, em 2013, a Cia Contágius de Dança intensifica os ensaios de seu novo espetáculo, Ritos e Rituais. A estreia está definida para os dias 26 e 27 de março, no Teatro do Sesc Palmas, em dois horários, 16 horas, para o público infantil, e às 20 horas, para o público em geral. Antes, no dia 21, deve ocorrer uma Avant - Premier para imprensa e convidados, na sede da Escola Contágius, em Palmas.

As apresentações oficiais estão marcadas para os dias 26 e 27, no Teatro do Sesc Palmas, em dois horários, 16 horas, para o público infantil, e às 20 horas, para o público em geral. Além dos ensaios, a companhia também está desenvolvendo figurinos, trilha sonora e cenário.

Patrocinado pelo Prêmio Arnaud Rodrigues do Fundo Procultura do Estado, o projeto Ritos e Rituais é desenvolvido pela Associação Contágius - Cia de Dança e Teatro, que há cerca de 10 anos pesquisa a cultura tocantinense visando nesta montagem. A proposta do espetáculo é valorizar elementos que fazem parte da cultura tradicional, como a jiquitaia, a sússia, a vênia, os toques da caixa de folia, a catira, os fazeres artesanais, as estórias e histórias dos rios tocantinenses, as lutas seculares pela preservação da terra, a oralidade, as canções, bem como ladainhas e causos. Mas sem cair no folclórico.

Ritus e Rituais faz um passeio de Norte ao Sul do Estado, ilustrando e mapeando as suas tradições, manifestações e costumes, através da linguagem da dança contemporânea, de forma tal que ganhem dimensões maiores, inclusive diante da plateia de dança, que poderá conferir o quanto esta cultura é rica, permanente e contemporânea. (Assessoria de imprensa)