Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 12 e 13, cerca de dez propriedades rurais do município de Santa Rosa, região Sudeste do Estado, irão receber a equipe do Projeto de Ação de Melhoramento Genético do Rebanho Tocantinense. Ao todo, cerca de 60 protocolos de IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo - serão realizados nesta etapa. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e desde 2008, já beneficiou 300 propriedades rurais, totalizando 15 mil matrizes em todo o Estado.

Este ano, os procedimentos tiveram início no mês de fevereiro, atendendo as propriedades cadastradas da região Central. De acordo com a médica veterinária da Seagro, Arlette Mascarenhas, no primeiro momento, foram selecionadas as matrizes e aplicação dos hormônios. “Dez dias depois é realizado o protocolo de IATF, o que faremos nestes dois dias, posteriormente faremos outra visita para a confirmação ou não da prenhez”, explicou acrescentando ainda que as ações de melhoramento genético garantem maior produtividade dos animais, reduzindo custos dos produtores.

Ainda segundo Arlette, vários municípios já têm animais adultos que são frutos de inseminações do projeto, aumentando o volume diário de leite da propriedade. “Isso porque as vacas aneloradas recebem sêmens de raças leiteiras como a girolando e gir, num processo de apuração e melhoria do grau de sangue”, explica a veterinária.

Adesão

Para participar, o produtor deve apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames, além de mencionar o peso, a idade das matrizes e confirmar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho. Todas as informações devem ser repassadas ao escritório do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins no seu município ou na sede da Seagro, em Palmas.

A Seagro custeia o laboratório móvel de melhoramento genético e os técnicos que realizam as inseminações. Já os produtores ficam responsáveis pelo exame de brucelose dos animais e pela aquisição do sêmen que será utilizado. (Ascom Seagro)