Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 A programação para posse dos 567 nomeados do concurso do Quadro Geral do Estado no último dia 18 começa nesta segunda-feira, 1º de abril. De acordo com a Secretaria de Administração (Secad), 100 candidatos já estão agendados para o procedimento de posse. De acordo com informações do secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas, a previsão é de que todos os aprovados no referido certame sejam nomeados até o fim do ano.

“O Governo está nomeando à medida que os contratos temporários estão vencendo. Até dezembro todos serão substituídos por efetivos”, disse Mascarenhas. O concurso do Quadro Geral tem 6.352 aprovados sendo 4.513 para provimento de vagas existentes e 1.839 para formação do cadastro de reserva.

A administração estadual está pronta para receber os novos servidores. De acordo com o diretor de Gestão Profissional da Secad, Daniel de Arimateia, o atendimento às posses tem sido ágil. “Os candidatos não têm enfrentado filas nem tumultos porque têm aderido às ferramentas de auxílio que disponibilizamos. Também temos uma equipe de triagem que está aqui para sanar todas as dúvidas em relação à documentação exigida pelo edital” disse o diretor.

Ferramentas de auxílio

Entre as ferramentas de auxílio citadas por Arimateia está o serviço de agendamento que pode ser feito pelo site http://www.secad.to.gov.br. O procedimento não é obrigatório, mas agiliza o processo. Contudo, o nomeado que estiver com a documentação exigida e procurar a Secad, será empossado mesmo sem o contato prévio com a Secretaria.

Há, ainda, o Banco de Talentos – serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. Os aprovados no concurso do Quadro Geral podem preencher o formulário.  Disponível no site da Secad, o Banco de Talentos também não é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

Entre os 100 primeiros

Entre os 100 aprovados no concurso que já agendaram posse para esta semana está a turismóloga Mônica Ferreira da Costa, nomeada como Analista em Turismo para Palmas. A posse dela será na próxima quarta-feira, 3. Para a futura servidora efetiva do Estado, o cargo representa não só a estabilidade como também a oportunidade de trabalhar em sua área de formação. “Poder trabalhar na minha área depois de dez anos de formação é uma conquista muito grande. Estou muito satisfeita por essa vitória”, disse ela que está prestes a deixar a função de secretária.

Nomeado como Motorista Categoria D em Tocantinópolis, Silas Cardoso Almeida também já adiantou toda a documentação e fez o agendamento para tomar posse já nesta segunda-feira. “Passar nesse concurso foi realizar o sonho da estabilidade, ainda mais com uma família grande para sustentar. Esses dias antes da posse quase não dormi de tanta ansiedade ”, conta ele.

Como tomar posse

O atendimento inicial é na Junta Médica Oficial do Estado, onde o aprovado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos pelo edital.

O próximo passo é se dirigir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, os aprovados assinam o ato de posse na Secad.

O nomeado tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido do nomeado, por mais 30 dias. Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação através de formulário disponível no site da Secretaria.

Concurso da Saúde

No último dia 18 também foram nomeados 266 classificados do cadastro de reserva do concurso da Saúde. Não há o serviço de agendamento para os nomeados deste certame, mas a Secad disponibilizou guichês exclusivos de atendimento. Todos devem apresentar os documentos e exames médicos listados no edital.

Considerando os concursos do Quadro Geral e Saúde,o Governo do Tocantins já nomeou 2.870 novos servidores que farão parte do funcionalismo público estadual por ingresso através de concurso público.