Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulga nesta segunda-feira, 29, às 14 horas, o resultado da segunda avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP). A reunião, que acontecerá no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo, contará com a presença da secretária da Educação, Berenice Barbosa, da equipe pedagógica da Semed e de gestores das escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião, serão entregues aos gestores material apostilado contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a serem distribuídos para os alunos das turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, serão distribuídas cerca de 5.200 apostilas para alunos e professores da rede.

Segundo a diretora de Avaliação e Estatística da Semed, Marta Pacheco, esse material dará um suporte a mais para as unidades de ensino desenvolverem os trabalhos com as séries que encerram os ciclos da aprendizagem na Educação Básica.

Para a secretária da Educação, Berenice Barbosa, o SAEP é um instrumento importante para a melhoria da qualidade da educação, porque permite diagnosticar as dificuldades e os avanços na aprendizagem dos alunos, servindo de parâmetro para possíveis intervenções pedagógicas. “Um exemplo desse suporte dado às unidades escolares é o material apostilado de Matemática e Língua Portuguesa que está sendo entregue”, afirma.

A secretária destaca ainda que toda conquista é fruto do trabalho focado da gestão municipal na área da Educação e do esforço conjunto de todos os agentes envolvidos: professores, gestores e comunidade escolar.

Resultado

A avaliação da segunda edição do SAEP foi aplicada em todas as unidades de ensino da rede municipal nos dias 10 e 11 de abril. Participaram desta etapa da avaliação 2.940 alunos do 5º ano e 1.893 alunos do 9º ano. A prova foi composta de questões inéditas de Língua Portuguesa e Matemática, elaboradas por professores especialistas da Diretoria de Avaliação e Estatística da Semed.

A avaliação buscou conhecer como se situa o ensino nas escolas da rede abrangendo o conteúdo referente ao primeiro bimestre do ano letivo, avaliando todos os descritores de cada série/ano exigidos, conforme Matriz de Referência do MEC e do Estado.

SAEP

O Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP) foi instituído em 2012 com o objetivo de avaliar o ensino da rede municipal, levantar indicadores educacionais e fornecer suporte pedagógico às unidades educacionais, na busca de uma educação de excelência. (Ascom Semed)