Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os representantes de movimentos sociais que fizeraam manifestação nesta terça-feira, 30,  na Assembleia Legislativa repudiaram a atitude do deputado do PR, José Bonifácio que chamou os manifestantes de babacas durante pronunciamento da sessão. “ Esse deputado foi da ditadura e consideramos como o maior comprador de voto do Tocantins”, frisou o coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia no Estado, Bismarque do Movimento ao Conexão Tocantins.

Para representantes das entidades o deputado agrediu os movimentos legitimamente constituídos e que estavam exercendo o direito de manifestar. O foco da manifestação foi, além de outras bandeiras sociais, a instituição do auxílio-moradia para os 24 parlamentares incluindo os que tem residência própria na capital. “ Ele  vai usar o dinheiro do auxílio-moradia para comprar voto, é uma pessoa que o povo tem que refeltir se realmente ele merece estar ali porque não representa a sociedade e usa a Assembleia como balcão de negócios. Os movimentos repudiam este deputado”, acusou o ativista.

A agenda dos movimentos sociais na Casa de Leis foi tumultuada. Primeiro, eles foram impedidos de entrar na Assembleia e somente no final da manhã foram recebidos por alguns deputados que receberam uma lista de reivindicações e acordaram em fazer uma audiência pública para tratar das demandas apresentadas dentre elas a construção de moradias.

Participaram da manifestação: o MTST- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra,a  OPM-Organização Popular de Moradia,  o MAB-Movimento dos Atingidos por Barragens, o MNLM-Movimento Nacional de Luta por Moradia, a CUT-Central Única dos Trabalhadores, a FETAET-Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Tocantins, o SINTET-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, o SINTSEP- Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, o DCE/UFT- Diretório Central Acadêmico da Universidade Federal do Tocantins e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.