Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

 Diferentemente do que vem acontecendo desde janeiro, a pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência dos consumidores em Palmas – PEIC, apontou no mês de abril um aumento em seu índice. Nesse mês, o crescimento no endividamento foi 6,3%, quando comparado ao mês de março, chegando a 79,9%, índice maior que o registrado em dezembro de 2012. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio - CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins e os dados foram coletados nos últimos dez dias do mês de março.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, a pesquisa mostra um crescimento significativo no volume de compras para o comércio. “Os dados colhidos nesse mês demonstram que em abril os consumidores gastaram mais, pois o endividamento é um sinal de consumo, mesmo que as dívidas sejam a longo prazo. Porém, os empresários devem ficar atentos a inadimplência”, ressaltou.

 Dos entrevistados, 76,3% se consideram pouco endividados e 0,4% muito endividados. O tempo médio de atraso é de 51 dias. Sendo que o tipo de dívida mais realizada, é o cartão de crédito (75,1%), seguido de carnês (31,8%) e financiamento de carro (28,8%). Com relação ao comprometimento com débitos, os dados mostram que o tempo médio é de 8,6 meses, e a parcela média de sua renda atual gasta com dívidas é de 32,1%.

 Já com relação aos que disseram estar com dívidas em atraso (11%), somente 0,8% afirmam não terem condições de quitar seus débitos atrasados. No total, foram entrevistadas cerca de 500 famílias.