Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O torneio da produção do gado leiteiro foi um dos últimos eventos da Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária de 2013. A vaca Margarida da raça girolando foi consagrada campeã da disputa deste ano. A Feira iniciou na última terça-feira, 7, encerrando neste sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Para conquistar este prêmio, Margarida conseguiu produzir a marca dos 72,105 quilos de leite, em três dias. Uma média de 24,04 quilos por dia. O proprietário de Margarida explica que para chegar nessa produção deve-se investir e e ainda ter muitos cuidados especiais. "Uma boa alimentação, manejo adequeado, ração na hora certa", citou Itamar Toledo Villela.

A premiação para o segundo lugar ficou para a vaca Cabrita, com uma produção de 70,220 quilos e uma média de 23,49 quilos de leite por dia. A vaca pertence ao produtor Sebastião Venâncio.

A vaca Margarida foi premiada com uma ordenha mecânica. Já Cabrita com 5 sacos de ração. Houve também premiação de úbere (peitos da vaca), Margarida em primeiro lugar e Cabrita em segundo.

Cabras

Pela primeira vez na Agrotins houve premiação para cabra leiteira da raça Saneem. O primeiro lugar ficou para a cabra Fumacinha, produzindo 3,41quilos por dia, que levou o prêmio de dois sacos de ração. O segundo lugar ficou para Ariana, com uma produção de 1,8 quilos por dia. (Ascom Seagro)