Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Gerdan Wesley

Cerca de 80 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários de Educação participaram na tarde da última quinta-feira, 16, de seminário no Ministério da Educação (MEC) sobre os programas e ações desenvolvidas aos municípios.

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentaram, detalhadamente, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação – Simec, que é um portal que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação.  No Simec os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades e recebem autorização para recebimento de recursos financeiros.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, abriu o encontro e apresentou os programas disponíveis. “Tudo está à disposição de vocês. Façam sua parte que faremos a nossa”, disse Mercadante, explicando que até 2016 todas as crianças com mais de quatro anos de idade terão que estar matriculadas na escola e a construção de 10 mil quadras poliesportivas no país.

Mercadante destacou ainda a ampliação de creches e garantiu meios para resolver os problemas que os prefeitos tocantinenses enfrentam como a conclusão das obras e manutenção das creches.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) elogiou a iniciativa e deixou recado para os prefeitos: “Não percam tempo,oportunidade não se perde. Portanto, corram com os projetos e usem, também, o Pronatec”.

Ataídes elogiou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e pediu ampliação nas regiões Norte e Nordeste. “Os jovens do Norte e Nordeste precisam de mais cultura, de mais educação e, consequentemente, de oportunidades", afirma.