Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foi homologado nesta terça-feira, 21, pela comissão do concurso da Policia Militar do Tocantins, a retificação do edital do certame no que diz respeito aos locais de prova. Além das cinco cidades do Tocantins estabelecidas para aplicação dos exames, o município de Campos Belos, em Goiás, também foi incluído nas localidades de realização do concurso.

 De acordo com o presidente da comissão, tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, o número de candidatos excedeu a capacidade prevista para aplicação de provas no município de Arraias. E, por isso, o número de cidades que vão realizar o concurso subiu de cinco para seis. Além de Palmas, Araguaina, Gurupi, Arraias e Araguatins, as provas também vão ser aplicadas no município de Campos Belos/ GO.  “Definimos por Campos Belos por ser a cidade mais próxima, ficando apenas 20 km de Arraias”, explicou.

 Ainda conforme o presidente da comissão, os candidatos que tiveram o local de prova alterado não devem ser prejudicados, uma vez que estão sendo previamente avisados da mudança através do cartão de confirmação de inscrição; e no remanejamento feito pela comissão, foram priorizados os inscritos de Goiás, por estarem no mesmo estado onde serão aplicadas as provas. "Pelo levantamento da comissão, 10% dos candidatos são do estado de Goiás", ressaltou o tenente coronel  Jaizon Veras.

 A retificação do certame pode ser conferida no site www.consulplan.net

Para checar o local de prova, basta acessar o link www.concurso.consulplan.net/ConsultaLocalProva.aspx?key=297

 Concurso

A prova escrita é a primeira fase do certame e será aplicada no próximo domingo, 26, de 8h às 13h. A orientação é que o candidato chegue ao local especificado no cartão de inscrição com antecedência, portando documentos pessoais e caneta de cor azul ou preta.

O certame contará ainda com outras cinco fases de avaliação: exame de capacidade física, avaliação psicológica, realização de exames médicos e odontológicos, investigação social e curso de formação de soldados com duração de seis meses.

 Candidatos

Ao todo, quase 30 mil pessoas se inscreveram para disputar uma das 300 vagas disponíveis.

Do total de inscritos, foram mais de 21,8 mil homens e quase 8 mil mulheres. Como as vagas são destinadas exclusivamente para um sexo, ou outro, a concorrência ficou em 83 candidatos por vaga para o sexo masculino e 266 por vaga, para o feminino. (ATN)