Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os membros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) discutiram nesta terça-feira, 28 de maio, na sede da entidade em Palmas a organização do IV Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte, marcado para acontecer na capital tocantinense nos dias 22 e 23 de agosto deste ano.

Na reunião ordinária foi sugerido que o evento tenha um palestrante da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e outro da Associação Brasileira dos Distribuidores Energia Elétrica (Abradee); nomes e temas ainda podem ser sugeridos. Também foram discutidos os possíveis locais do evento.

O encontro em Palmas, segundo os conselheiros, é aguardado com ansiedade pelos membros do Conceltins e dos representantes dos demais Conselhos de Consumidores da Região Norte. A expectativa é que o evento receba cerca de 80 pessoas vindas de todos os estados do Norte do País.

Nacional

Ainda nesta terça-feira, a vice-presidente do Conceltins, Marta Lustosa apresentou aos seus colegas, o relatório do Encontro dos Conselheiros de Consumidores de Energia Elétrica da Região Nordeste e Convidados de outras Regiões do Brasil (Conerge), que aconteceu nos dias 23 e 24 de abril, em Fortaleza (CE). Marta participou do encontro representando o Tocantins.

Ao apresentar os destaques do Conerge, Marta se disse impressionada com a estreita relação entre os representantes do Conselho de Consumidores do Ceará e o presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Abel Rochinha. “Ele não se comporta como o presidente da companhia, mas sim como um consumidor comum”, explicou a conselheira.

Ainda de acordo com Marta, merece destaque o projeto ambiental Ecoelce, que consiste na troca de materiais recicláveis por energia elétrica. De acordo com o programa, os resíduos têm seu valor em quilo, unidade ou litro, e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Membros

Participaram da reunião desta terça-feira, os seguintes conselheiros: Rudinei Fonseca, Davi Gouveia,Marta Lustosa, Juarez Frota, Andrea Albernaz e Layenna Martins.

Tags: Conceltins