Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcio Vieira

O Tocantins ganhou mais um grande empreendimento no ramo do agronegócio. A empresa Fiagril do ramo do agronegócio inaugurou na noite desta sexta-feira, dia 14, a maior unidade de armazenamento de soja e grãos com uso de tecnologia moderna no Estado. A obra fica em Silvanópolis e contou com investimento de R$ 16 milhões.  

 Em seu discurso, representando o governador Siqueira Campo, o assessor especial Omar Hennemann ressaltou a importância do empreendimento para o avanço do agronegócio tocantinense. “É um salto grande para impulsionar o setor agropecuário no Estado. A empresa investiu no Tocantins por apresentar melhor diferencial logístico, chuva e terras férteis, rodovia e em breve a Ferrovia Norte e Sul, ou seja, localização privilegiada em relação a outros estados do País”, disse.

 Para o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, o armazém traz para o Tocantins grandes oportunidades de comercialização no agronegócio da soja e milho. “É uma porta aberta para os agricultores venderem seus produtos, facilitando ainda mais a comercialização. O empreendimento abrangerá um raio de 280 mil hectares na região de Silvanópolis, com capacidade de um milhão de sacas de soja e milho”, destacou.

 Segundo o presidente da Empresa Fiagril, Jaime Binsfield, o Tocantins se diferencia de outros estados, por apresentar qualidades extremamente fortes para o impulso do agronegócio.  “Estamos neste ramo há 25 anos e pensando em expandir acreditamos que o Tocantins representa o perfil logístico, climático em todos os sentidos. Por isso estamos aqui inaugurando o primeiro armazenamento”, disse o presidente. 

 O fundador e presidente da empresa Marino Franz comentou que aposta na vocação agropecuária do Estado. “O Tocantins é um Estado encantador, pois proporciona as oportunidades de crescimento no agronegócio”, enfatizou.

 Movimentação

O prefeito de Silvanópolis, Claiton Georgetti, disse que a obra é de suma importância para o município. “O armazenamento trás para nós geração de impostos, renda para nosso povo e naturalmente movimenta a economia da cidade. A soja é forte do agronegócio no município, com aproximadamente 19 produtores de soja”, disse.

Também estiveram presentes na inauguração, secretários estaduais, prefeitos, além de profissionais da empresa, produtores rurais e autoridades políticas da região.

Empresa

A obra é construída numa área de 10.277 m2 e tem capacidade de armazenar 60 mil toneladas. A empresa começou a operar em fevereiro deste ano e a expectativa é aumentar os investimentos no Estado. “O Tocantins é considerado uma das maiores fronteiras agrícolas propícias para a lavoura. Nossa meta é expandir os negócios em 50% anualmente”, disse o gerente de originação da Empresa, Fernando Cotrin.

Sediada em Lucas do Rio Verde – (GO), a Fiagril movimenta anualmente cerca de R$ 2,5 milhões em seus negócios. É uma emrpresa líder no fornecimento de fertilizantes, defensivos, sementes e serviços para o setor agrícola, voltada também para o comércio de grãos e a fabricação de biodiesel. No Tocantins já possui investimentos em empresas de defensivos agrícolas nos municípios de Porto Nacional e Gurupi.

Capacidade

Atualmente, a capacidade de armazenamento da empresa nos Estados de Tocantins e Mato Grosso é de 1,5 milhão de toneladas de soja e 1,2 milhão toneladas de milho. A capacidade estática que a empresa possui em 10 unidades de armazenamento é de 640 mil toneladas de grãos. Os produtos são exportados, principalmente para a China e países europeus. (Ascom Seagro)