Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, 18, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, (ADAPEC) passará a utilizar a nova Guia de Trânsito Animal (e-GTA). A mudança atende a Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que orienta a adoção da (GTA) Eletrônica. A primeira e-GTA foi emitida nesta última segunda-feira, 17, pelo presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, para o produtor Olavo Pacheco Naves.

A e-GTA será integrada com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), um banco de dados nacional e informatizado, no qual terá informações sobre criação e transporte de animais nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A PGA foi desenvolvida pelo Mapa em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o objetivo de aprimorar o processo da emissão do documento.

De acordo com o diretor de Defesa, Sanidade e Inspeção Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, atualmente, cada Estado possui seu próprio sistema de emitir GTA, e as comunicações entre os estados se dão através de correio, o que amplia o tempo e os trâmites burocráticos à atividade.

Apenas sete estados já estão emitindo a e-GTA, entre eles o Tocantins. Com o estado integrado à rede nacional, a GTA será emitida com mais segurança, e as informações entre os estados, sobre o transporte dos animais será imediata. “Com esse sistema na medida em que é emitida a GTA aqui no Estado Tocantins, o destino de imediato fica informado” acrescentou João Eduardo.

O processo de emissão da GTA para o produtor não terá alterações. Segundo João Eduardo, essa mudança visa melhorar a prestação de serviço da Adapec, pois a informação será imediata, e é um ganho para o Estado.  (Ascom Adapec)