Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O município de Paranã sediou neste sábado (22/06) a 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, evento que discutiu políticas públicas voltadas à população negra e comunidades quilombolas da região sudeste do estado do Tocantins. O debate aconteceu na feira coberta da cidade e contou com representantes de governo, líderes comunitários e sociedade civil.

Dos mais de dez mil moradores de Paranã, 87% da população é negra – cenário que motivou a atual gestão municipal a incorporar a Secretária Municipal de Igualdade Racial. “Podemos afirmar que até pouco tempo atrás não se existiram nenhum tipo de iniciativa e/ou ações concretas e afirmativas para reconhecer e valorizar a identidade afro-brasileira em nosso município” reconheceu o secretário da pasta, Enedino Benevides Neto.

O evento levou palestras e discussões que despertaram na população maior “conscientização da comunidade, pelo fato de levar a população paranaense espaço de debate e reflexão”, pontuou o líder comunitário Gregório Santos, que representou as comunidades quilombolas de Paranã e região.

Representação

Durante seu discurso, o prefeito de Paranã, Edson Lustosa (PMDB), destacou a representatividade do evento. “Temos orgulho de pertencer a esse movimento de discussões referentes à promoção de políticas públicas voltadas a esses grupos históricos da sociedade brasileira”, disse. A conferência deve ocorrer ainda nos municípios de Porto Nacional, Araguacema, Miracema e Palmas – na capital será realizado a conferência estadual.

Comunidades

De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Social do Tocantins, há atualmente no estado 27 comunidades quilombolas certificadas e 37 grupos em fase de identificação, ambos presentes em 21 municípios tocantinenses.

Discussões

Durante a conferência foram realizadas palestras com convidados representantes da luta negra e quilombola. O Chefe de Representação da Fundação Palmares, Nuno Coelho Alcântara abordou sobre as políticas públicas afirmativas para o afrodescendente. Já as políticas públicas educacionais foram levantadas pelo professor e historiador, Maximiliano Santos. Por fim, a situação da mulher negra no Tocantins foi discutida pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Dra Maria Aparecida de Matos, também atuante no movimento em prol da mulher negra.

Durante o evento, foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual prevista para o mês de agosto.

Autoridades presentes

Participaram da conferência o representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cristian Ribas; o secretário Estadual de Defesa Social, Nilomar do Santos Farias; o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Lustosa; o promotor de Justiça da cidade de Paranã, Kaleb Melo, o prefeito de São Salvador do Tocantins, Charles Evilácio (PSD), e o prefeito de Almas e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Leonardo Sette Cintra (PSDB).