Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi lançado oficialmente, na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, o Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes). O evento, que contou com a participação efetiva da titular da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Berenice Barbosa, reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores, gestores e servidores da Semed. Na ocasião, a primeira-dama de Palmas, Glô Amastha, prestigiou o lançamento do festival, representando o prefeito Carlos Amastha.

Apresentações de diversos ritmos de dança, teatro, esquetes e música marcaram o lançamento desta 5ª edição do Faes. Logo no início do evento, os alunos, por meio de uma apresentação cênica, incentivaram as escolas a participar do festival, bem como passaram todas as informações sobre o período de inscrições, que se inicia em agosto para as modalidades poesia, artes visuais, teatro, oratória e contação de história. Já os alunos que irão apresentar números de dança e música deverão se inscrever no período de 1º a 23 de outubro.

A primeira-dama de Palmas, Glô Amastha, elogiou o trabalho feito pelos professores e destacou a diversidade artístico-cultural do país e de Palmas. “Somos um dos poucos países do mundo com uma vasta riqueza cultural. A nossa capital Palmas também reflete essa diversidade de culturas, por isso vamos estimular e valorizar ao máximo os talentos que as nossas crianças têm”, disse.

A secretária da Educação, Berenice Barbosa, também parabenizou todos os atores sociais envolvidos direta e indiretamente na realização do festival. Segundo Berenice, mais de 9.700 crianças já passaram pelos palcos do festival, e tiveram a oportunidade de revelar seus talentos artísticos. “Nossos alunos são talentosos e por isso são destaques em diversos segmentos. Vamos continuar apoiando e estimulando a realização de atividades como essas, a fim de valorizarmos ainda mais a produção artística das nossas escolas”, concluiu.

Festival 

O Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) visa promover a integração e a valorização dos talentos estudantis revelados nas comunidades escolares, além de estimular o interesse pelas manifestações artístico-culturais entre os alunos. Podem se inscrever no festival estudantes das redes públicas municipal e estadual e das escolas particulares de Palmas, matriculados e frequentando regularmente as aulas na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA/Projovem. O festival contempla as categorias: Baby - até 7 anos; Infantil - de 8 a 11 anos; Juvenil – de 12 a 14 anos e Adulto - maiores de 15 anos.