Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acqualimp implantará 11.350 cisternas no Estado

Acqualimp implantará 11.350 cisternas no Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Acqualimp implantará 11.350 cisternas no Estado Acqualimp implantará 11.350 cisternas no Estado

O governador José Wilson Siqueira Campos confirmou presença na inauguração da fábrica de cisternas Acqualimp, empresa responsável pelo fornecimento dos reservatórios do Programa Tocantins Sem Sede, onde assinará termo de transporte dos reservatórios até as bases dos 27 municípios do Sudeste. A solenidade que acontece nesta quinta-feira, 27, às 16 horas, contará ainda com a presença do Coordenador Geral de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Integração Nacional, João Francisco Araujo Maria.  

 Com o recurso no valor de R$ 90 milhões, já disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional por meio do programa federal "Água para Todos", o governo do Tocantins investirá na implantação de sistemas de abastecimento de água para solucionar a escassez de água potável na região Sudeste. Serão implantadas 11.350 cisternas e construídas 135 pequenas barragens com estimativa de beneficiar 57 mil pessoas que habitam a zona rural da região.  

O programa Tocantins Sem Sede que é executado pela Agência Tocantinense de Saneamento - ATS tem previsão de implantar, ainda, 80 sistemas coletivos de abastecimento de água (poços artesianos) e 320 quilômetros de rede de distribuição de água, para atender produtores de assentamentos da reforma agrária da região centro-norte. Uma ação que beneficiará diretamente 3.200 famílias ou 12 mil pessoas.  

O presidente da ATS Edmundo Galdino destaca que o programa chega à fase de consolidação onde os beneficiários estarão há um passo de contemplar o resultado de um esforço conjunto materializado em suas residências. Galdino enfatiza que a satisfação da ATS não é de dever cumprido, mas a concepção de que o Governo do Tocantins, após tantos desafios, para implantar o programa Tocantins Sem Sede, mais uma vez acertou o alvo para sanar o problema da seca no Sudeste, atestando que o Tocantins é de fato um Estado que pratica a justiça social. 

"Com o início do transporte das cisternas iniciaremos uma nova fase do Programa Tocantins Sem Sede. Nessa primeira etapa que levará cerca de 60 dias realizaremos 2.270 viagens em carretas prancha três eixos para o transporte de 11.350 cisternas até as sedes dos municípios, uma verdadeira operação de resgate a dignidade de um povo que há muito tempo sofre com a estiagem", destacou o presidente, anunciando outras etapas do programa.

Próxima fase

Ainda segundo o presidente da ATS a 2ª etapa do programa terá inicio em setembro com o transporte do reservatório da base no município até a casa do beneficiário. Nesse trajeto que soma ao todo 11.350 viagens será feito em caminhões toco e ¾.

Até a chegada do período chuvoso a ATS também garantiu recursos para assegurar que os reservatórios sejam abastecidos, adequadamente, com água potável, em caminhões pipa. Ao todo estão previstas 22 mil viagens para atender a demanda. A conclusão do programa Tocantins Sem Sede que se dará com a implantação das cisternas e barragens em 27 municípios está prevista para acontecer em dezembro de 2014.