Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação


Neste sábado, 29, foi realizado Mutirão de Cirurgias Eletivas no Hospital Regional de Miracema do Tocantins com objetivo de reduzir a fila de espera de diversos pacientes, que aguardam por um procedimento cirúrgico na região. O mutirão realizou cirurgias de laqueadura beneficiando mulheres como a dona de casa, Jaciara Rodrigues Santos, de Aliança do Tocantins que aguardava há um ano pelo procedimento.

“Já tenho dois filhos e todos os critérios exigidos para a cirurgia, foi uma felicidade quando avisaram que seria realizada”, disse Jaciara enquanto aguardava para entrar no centro cirúrgico. Outra que estava ansiosa era Benice Pereira da Silva, moradora de Miracema. Ela disse que já tem quatro filhos e que escolheu a cirurgia por ser um procedimento definitivo.

Esse mutirão de cirurgias faz parte da Proposta Estadual de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Pequena e Média Complexidade, com objetivo de garantir acesso a todos tocantinenses que necessitam destes procedimentos.

A secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, afirmou durante a abertura oficial dos mutirões de cirurgias no Estado que o Tocantins, ao lado dos estados de Goiás, Paraná e Minas Gerais são os únicos estados da federação a conseguir cumprir a meta de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde.

“O Governo do Estado está trabalhando para melhorar a infraestrutura dos hospitais públicos, trazendo melhores condições de atendimento à população. Na próxima semana estaremos publicando o edital de licitação para ampliação do HGP (Hospital Geral de Palmas), e nos próximos dias mais editais serão publicados para reforma e ampliação de vários hospitais, incluindo o de Miracema”, disse Vanda.

Economia

Os mutirões também ajudam as gestões municipais, como disse o secretário municipal de saúde de Rio dos Bois, Marcos Valério Oliveira, que trouxe quatro pacientes da cidade para operar no Hospital de Miracema. “A iniciativa é muito boa, pois desafoga os hospitais de Palmas e reduz os custos de deslocamento com pacientes, estamos a uma distância de 40 km de Miracema é uma distancia curta e barata, que propicia um melhor atendimento ao paciente”.

A intenção da Secretaria de Estado da Saúde e realizar um mutirão a cada final de semana nos Hospitais Públicos do Estado. No dia 6 de julho já estão marcados 15 procedimentos cirúrgicos de hernioplastia (hérnia) e colecistectomia (vesícula) no Hospital de Referência de Miracema. Os demais hospitais já estão trabalhando para agendar pacientes.

Trabalharam nas cirurgias em Miracema, a equipe de médicos - Dr. Luciano Amaral, Dra. Monalisa Domingues, Dra. Carla Emauelle e Dr. Jobel Egito que foram auxiliados pela equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem - klícia Abreu, Selma Almeida, Lúcia Aquino, Leydiane Oliveira e Sanay Bertelle.