Turismo & Lazer

Foto: Luciano Ribeiro/ATN

Não é apenas no nome, que é uma junção de Araguaia e Tocantins – rios que banham o Estado – que Araguatins apresenta suas peculiaridades. Unindo aspectos dos biomas Cerrado e Amazônia na vegetação, o município ganha um atrativo a mais no período da estiagem: são as praias de águas de doce, que atraem turistas do Tocantins, Maranhão e Pará.

Com uma paisagem única, que faz até mesmo os moradores locais dedicarem seu tempo à contemplação do cenário composto pelas águas mansas do Rio Araguaia em contraste com o verde da floresta amazônica, Araguatins está localizada a 601 km de Palmas, Norte do Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio.

A cidade tem uma das áreas de praias mais distantes da Capital do Estado, mas ao passear pelas calçadas da Avenida Pedro Ludovico, mais conhecida como Beira Rio, sob a sombra das mangueiras, ouvindo o canto dos pássaros e observando a grandeza do rio, o turista que escolher Araguatins para passar as férias, por certo não se arrependerá.

Praia da Ponta

A Praia da Ponta é a mais visitada durante a temporada. Ela se forma no centro do rio Araguaia, quando o nível da água diminui, devido à estiagem, fazendo aparecer a areia. A área da praia ainda está pequena, pois o rio ainda está cheio, mas isso não diminui a animação dos turistas que já se refrescam das temperaturas que têm chegado a 36ºC nas águas do Araguaia. A travessia para a praia, que dura menos de dez minutos, é feita em pequenas embarcações chamadas “voadeiras”, e o preço varia entre R$ 2,50 e R$ 3,00.

A abertura oficial da temporada de praia na cidade foi realizada no último dia 7 com show da Banda “Chicabana” na Praça da Bandeira, próximo ao cais. Na programação, que segue até o dia 11 de agosto, ainda estão previstas atividades esportivas, Campeonato de Pipa, Gincana Ecológica, além das ações voltadas para a terceira idade e as apresentações musicais, que deixam a cidade movimentada durante as noites.

Turistas elogiam
A tranquilidade e o conforto da praia e a hospitalidade do povo araguatinense têm sido elogiada pelos turistas de fora do Estado que visitam a praia. A empresária Fernanda Naves, 18 anos, veio de Curionópolis, no Pará, para conhecer a Praia do Ponta e afirma que o que mais chamou a atenção foi a educação do povo do município. “Eu nunca tinha visitado a cidade e estou gostando muito, a praia é bonita e o povo educado”, disse.

Já a vendedora Paula dos Santos, 28 anos, veio de Imperatriz, no Maranhão, para aproveitar a programação de shows. “Ouvi falar bem da praia, resolvi conhecer, e quero voltar mais vezes ainda nesta temporada. Está tudo bem organizado e bonito”, disse. (Alessandra Brito/ATN)

Por: Redação

Tags: Araguatins, Temporada de Praias