Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o Tocantins está entre os três estados que mais evoluíram na devolução de embalagens vazias, ficando atrás somente de Alagoas e Rio Grande do Norte. O comparativo avaliou o primeiro semestre de 2012 e 2013. Na avaliação, de janeiro a junho deste ano, o Tocantins registrou um crescimento de 79,7% em relação ao ano passado.

Em 2012 foram removidos do campo 75.805 toneladas embalagens vazias de defensivos agrícolas, já em 2013 o número subiu para 136.246 toneladas destes produtos. “Acreditamos que este resultado é o reflexo de um trabalho de conscientização com os empresários, indústrias e produtores rurais”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Luis Henrique Michelin.

De acordo com Michelin, a Adapec é responsável por licenciar e fiscalizar os revendedores de agrotóxicos e, conscientizar os agricultores sobre a destinação correta dos recipientes. “Temos responsabilidades distintas para que o processo tenha resultado positivo”, afirmou. Cabe a indústria recolher as embalagens, aos revendedores fica a obrigação de disponibilizar o local de recebimento deste material e ao produtor fica a responsabilidade de realizar todo o processo correto de devolução, num prazo de até um ano.           

Unidades de Recebimento

O Tocantins conta com seis unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e estão localizadas nos municípios de: Pedro Afonso e Silvanópolis (centrais); Tocantinópolis, Colinas, Araguaína e Lagoa da Confusão (postos). (Ascom Adapec)