Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Devotos do Senhor do Bonfim celebram nesta quinta-feira, 15, a tradicional Missa Campal dos Romeiros. A romaria é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Tocantins, sendo realizada desde o século XVIII.

O festejo, que teve início no dia seis de agosto, deve reunir nos 11 dias de festa em homenagem ao Senhor do Bonfim mais de 90 mil romeiros. Nesta quinta, a missa será celebrada às 20 horas, no povoado que fica a 22 km de Natividade, região sudeste do estado.

Segundo a devoção católica, o Senhor do Bonfim é uma figuração de Jesus Cristo no momento de sua morte. No povoado do Bonfim, vivem cerca de 100 pessoas, mas durante a festa centenas de milhares de romeiros, de várias cidades do Tocantins e estados circunvizinhos, chegam ao lugarejo para pagar suas promessas e participar de um momento de fé e adoração.

Festival

Nesta quarta-feira, 14, os romeiros participaram do Festival da Cultura Tocantinense, que serviu de oportunidade para divulgar as danças, músicas e a cultura típica da região. De acordo com o diretor de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), o festival foi a primeira mostra aberta de arte do Tocantins, onde as pessoas puderam se inscrever e se apresentar no palco que será o caminhão BR da Cultura. “É uma festa das manifestações culturais populares do Tocantins, onde a comunidade mostra e compartilha a cultura tocantinense nas suas mais variadas formas”, ressaltou Célio Pedreira.

Além do festival, a Seduc contribuiu com a revitalização das casas ao redor da praça central do povoado Bonfim. (ATN)