Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 O Governador Siqueira Campos inaugurou nesta sexta-feira, 30, o Colégio Girassol de Tempo Integral Deoclides Muniz, a primeira escola nesta modalidade de ensino no município de Almas, a 276 Km de Palmas, na região Sudeste do Estado. Construída pela administração estadual, a unidade de ensino recebeu investimento de R$ 4,1 milhões. Com ela, Almas amplia o acesso à rede pública de ensino e o governo do Estado fortalece seu compromisso em fazer com que as crianças e adolescentes do Tocantins tenham mais oportunidades através do ensino em tempo integral. 

A escola tem estrutura adequada para receber os estudantes em dupla jornada diária. São 14 salas de aula, salas de jogos, de dança, de artes marciais, biblioteca, auditório, cantina, laboratórios de informática, de biologia, quadra coberta de esportes e setores pedagógico e administrativo. Por determinação do Governador, a escola também terá piscina para a prática de esportes aquáticos. “Ocupem seus filhos e filhas com as coisas que elas gostam de fazer. Essas coisas estão na escola”, disse Siqueira Campos à comunidade que participou da inauguração.

Acompanhado dos secretários de Estado Danilo de Melo (Educação e Cultura) e Eduardo Siqueira Campos (Relações Institucionais), e do prefeito de Almas, Leonardo Cintra, Siqueira Campos percorreu a nova escola conversando com professores e alunos. Em seu discurso, falou sobre amigos que têm no município e destacou a importância das ações do governo voltadas à educação. “O lugar de crianças e jovens é aqui, na escola de tempo integral”, disse o Governador. 

Tempo integral

Siqueira Campos lembrou de quando iniciou-se o projeto de construir escolas de tempo integral em todo o Tocantins. “Me disseram que não dava para construir essas escolas. Dá para fazer e deu, apesar das dificuldades”, disse ele. Hoje o Tocantins tem cerca de 100 mil estudantes atendidos em tempo integral através das escolas e de programas educacionais. “Esse é o resultado de um esforço extraordinário do governo do Estado”, disse Danilo de Melo.

Para o prefeito de Almas, Leonardo Sette Cintra, as escolas de tempo integral são fundamentais na formação de cidadãos. “O governo do Estado está criando oportunidades para que a sociedade seja mais educada e consequentemente, mais livre”, afirmou o prefeito que também é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A rede de ensino

O Censo Educacional 2012 aponta que as escolas estaduais em Almas têm cerca de 800 estudantes no Ensino Fundamental. Agora, com a escola inaugurada nesta sexta-feira pelo governo do Estado, esse número deve crescer com a capacidade do Colégio Deoclides Muniz que é de 1,5 mil alunos para o 6º ao 9º ano.   

Em toda a regional de ensino de Dianópolis, a qual o município de Almas está inserido, o investimento do governo do Estado em móveis e utensílios para escolas é de R$ 1,1 milhão. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). 

Novas escolas

Na próxima semana, Pindorama, a 196 Km de Palmas, receberá também uma escola de tempo integral construída pelo governo do Estado. Na última sexta, 23, a Aldeia Lankraré, em Lagoa da Confusão, a 220 Km da Capital, recebeu nova escola. 

Participação

A inauguração do Colégio de Tempo Integral Deoclides Muniz contou com a participação dos prefeitos Regis Melo (Dianópolis), Wagner Vieira Neves, o Waguinho (Novo Jardim), e da prefeita Edvam Pereira Nepomuceno Sousa (Porto Alegre). A deputada federal Nilmar Ruiz e os ex-prefeitos de Almas Osmar Cintra e Sizenando Pacini também estiveram presentes, além de vereadores e líderes locais.

Do governo do Estado, estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Feitosa, o presidente da Adapec, Marcelo Inocente Aguiar, o presidente do Ipem, Parrião Júnior, e o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Nelzon Torezani. (ATN)