Estado

Foto: Divulgação

A partir da segunda-feira, 30, a população de Araguaina e demais municípios do norte do Tocantins, além da região do Bico do Papagaio, contam com um novo veículo de comunicação: O Conexão Tocantins Araguaina. Produto do Site Conexão Tocantins o novo veículo vai retratar e deixar o leitor melhor informado sobre os principais fatos que afetam a sociedade do norte do Estado. O veículo já está no ar em fase experimental e surgiu da necessidade de ampliar a cobertura na região nas mais variadas áreas e editorias.

O site Conexão Tocantins Araguaina será comandado pela experiente jornalista Ana Maria Negreiros e tem ainda na equipe de reportagem o jornalista Weberson Dias e na gerência comercial de João Barbosa. O desenvolvedor responsável pelo sistema é Carlos André Ferrari e o layout foi elaborado pelo designer Rogério Carneiro.

Animada, a editora do Conexão Tocantins Araguaina ressaltou a expectativa com o novo veículo. “Esperamos poder facilitar o acesso à informação na nossa região, permitindo assim que o leitor/internauta tire suas próprias conclusões a respeito do fato, buscando sempre agir com imparcialidade. Iremos fazer jornalismo, sem opinião, mas sim coberturas do que aconteceu, com todos lados”, conta. A meta de cobertura jornalística do novo veículo buscará seguir os princípios da checagem da informação, do interesse público e da isenção. “Iremos atuar para noticiar o que é de interesse público”, reafirmou a editora.

O veículo será ainda um canal direto entre o leitor e a notícia já que o internauta poderá através da editoria “Trombone Popular” encaminhar sugestões de pautas e reclamações. “É um espaço para que o cidadão diga o que é a notícia e opine. Esse sim é um espaço de opinião, mas não a do veículo e sim de quem lê o veículo”, detalha.

Outro espaço criado para informar os leitores sobre atos e ações públicas é a editoria "Transparência Pública". “Em um momento que se fala tanto em acesso a informação pública e combate a corrupção, é muito importante que os veículos possam ter um espaço para mostrar o que é gasto de recurso público, onde é investido e o que está sendo feito.  Rui Barbosa dizia a imprensa é a vista da nação, então pedir e disponibilizar a informação é nossa responsabilidade”, reitera.

Outra área potencializada é a editoria intitulada de “Meio Jurídico”. “Falamos tanto no judiciário, cobrimos sempre sendo assim achamos necessário dedicar um espaço para informações a respeito do meio jurídico, mostrando assim o que está ocorrendo”, citou.

O jornalista Weberson Dias destacou o foco do veículo nos assuntos locais e em sintonia com a comunidade. “Queremos contribuir para o acesso a informação em nossa região, levando ao cidadão notícias de interesse, que realmente permita a quem vive no norte do Estado ler sobre o que acontece em sua rua, no seu bairro, na sua cidade e nas cidades que ele conhece. Queremos fazer um jornalismo no qual o cidadão veja a sua realidade”, elencou o jornalista Weberson Dias.

O novo veículo já nasce com um novo e moderno formato seguindo o conceito desenvolvido pelo Portal Conexão Tocantins. O layout, por exemplo, segue o conceito principalmente com relação ao sistema de Tags e arquivamento de matérias relacionadas a personalidades políticas, empresariais e culturais, assim como de autarquias, cidades, bairros, empresas, etc, sistema o qual o Conexão Tocantins foi o precursor no Estado.

Integração

Embora o sistema de administração entre os dois veículos seja integrado, o Conexão Tocantins Araguaina terá total liberdade editorial e autonomia na cobertura, como explica o Editor/Diretor Geral do Conexão Tocantins, jornalista Umberto Salvador Pinto Coelho. “A ideia central é que os dois sites tenham vida própria e personalidades editoriais distintas, além disso, os dois veículos vão competir entre si só que com um fator a mais que é a colaboração mútua com redirecionamento de links para o crescimento um do outro”, afirmou.

O diretor ressaltou que, mesmo com a  intenção principal de criar uma plataforma integrada de comunicação, a personalidade editorial de cada veículo vai mostrar a diferença com relação à cobertura. “A ideia é que cada um assuma sua personalidade editorial porque é justamente isso que vai fazer cada um ficar mais forte”, afirmou.

Novos projetos

Além do veículo voltado para Araguaina e região o Conexão Tocantins pretende lançar em breve o site com sede em Gurupi e que vai fazer a cobertura da região Sul do Estado: O Conexão Tocantins Gurupi. “O Conexão Tocantins a cada dia se consolida como um dos principais veículos de comunicação do Tocantins e em breve se transformará em Portal. Os novos projetos impulsionam esse crescimento mas a base sempre continua focada  na função precípua de informar com seu conteúdo jornalístico primando sempre pelo interesse público da notícia e sua isenção”, ressaltou o Diretor Geral. A visão do Conexão Tocantins é de sempre somar esforços para  expandir e fortalecer a cobertura e divulgação noticiosa do Estado.

Portal

O Portal Conexão Tocantins, lançado ainda em 2007, como site, visa publicar informações do Estado do Tocantins e regiões adjacentes dos Estados vizinhos, primando sempre pelo mais alto grau de relevância destas informações. O veículo é precursor do sistema de Tags e arquivamento e conta com mais de 30 mil páginas exclusivas e individuais (Tag’s) onde são arquivadas as matérias que podem ser acessadas também pelo Google.

O Google Analytics mostra que o site é visitado por internautas de 124 países e mais de 1000 diferentes municípios no Brasil – 139 destes no Tocantins.

Contatos

O e-mail da Redação do Conexão Tocantins Araguiana é redacaoaraguaina@conexaoto.com.br e o contato comercial é comercialaraguaina@conexaoto.com.br. O Site pode ser acessado no endereço abaixo: http://araguaina.conexaoto.com.br/.