Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cerca de 200 pescadores de Palmas participam de curso para conhecer a prática da piscicultura e as metodologias para criação de peixes em tanques rede. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Colônia de Pescadores Z 10, e tem por objetivo capacitar os pescadores e transformá-los em piscicultores. O curso teve início nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Palmas, às 19 h, e acontece até o dia 02.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o curso trabalha com três aspectos fundamentais são eles: o social, o ambiental e o econômico. “Vamos gerar empregos e renda para estas pessoas, fortalecer a economia local, gerar novos impostos que serão convertidos em obras, saúde e segurança”, afirmou Sahium.

Já o terceiro aspecto, o ambiental, o secretário afirmou ser um dos mais prioritários. “Temos visto espécies ameaçadas de extinção, pesca predatória e sem preservação dos estoques naturais. Com a cria, recria e terminação, que estamos ensinando a estes pescadores a dar um novo sentido à pesca no Tocantins, além da questão do monitoramento da qualidade da água do Lago. Peixe só vive em água boa”, concluiu o gestor.

Para o pescador Edmundo Bispo de Souza e sua esposa Maria Célia o curso veio em boa hora. “Estamos precisando de profissionalização e de capacitação. Com o curso aprendi novas maneiras de lidar com os peixes”, declarou Souza, acrescentando que já pesca há 24 anos no Estado do Tocantins. “Eu vivo do que eu tiro do rio, criei meus filhos com a pescaria e ensinei a pescar. Agora vou ser piscicultor”, frisou o pescador.

No conteúdo programático consta apresentação da atividade de Piscicultura, tecnologias adotadas, rações, estruturas dos tanques, fabricação artesanal de tanque, custos e benefícios, agroindustrialização e beneficiamento do pescado.