Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Para lembrar e comemorar o dia da natureza e do poeta neste dia 04 de outubro, as Cias. Ta na Rua de Teatro Itinerante e CETE de Teatro Escolar realizam suas apresentações de seus espetáculos visando lembrar as duas datas importantes para o calendário escolar e da cultura brasileira. Buscando sem duvidas  promover o teatro educativo e de rua  e seu poder de formação intelectual e artístico. Já que de acordo com os diretores da peça Aramys Rocha e Erandina Cunha A poesia e a educação ambiental aliado à cultura e a arte pode ser utilizada como ferramenta importante para levar as crianças e o público em geral a entender e discutir a  importância da problemas relacionados a vida cotidiana e por este motivo a  preservação do meio ambiente esta sempre em evidencia que contribui para  uma nova cultura de preservação ambiental por meio do teatro, aliado a dança e musicas e ainda poesia. 

Pela manhã será apresentada na ETI Euridice de Melo o espetáculo Salve a Natureza   pela Cia. CETE com direção de Aramys Rocha e traz  musical composto por musicas inéditas, cantadas em diferentes ritmos entre eles: samba, pop rock, salsa, com letras que falam de: respeito ao meio ambiente, bulyng, amizades, respeito mutuo. Com figurinos e cenários coloridos que despertam o imaginário infantil e tem ainda  coreografias de fácil memorização pelo público.

Já a tarde a peça “Entrou de Caixeiro e Saiu de Sócio” será apresentada enquanto teatro de rua, que ocupa os espaços livres, dando a este um novo significado e será feito na quadra esportiva do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia em duas sessões sendo as: 10 e 15 horas respectivamente.

O espetáculo que é uma comédia com linguagem poética  é uma adaptação da peça “Geração Trianon” de autoria de Abadie  Faria Rosa que leva a reflexão sobre a vida e situações embaraçosas do cotidiano que temos que resolver com ética e sabedoria por meio de uma uma historia do romance proibido entre Rosinha e Antonico que são dois empregados de um casal de velhos chamados Eulambia e Marcondes que todos os dias assediam seus funcionários tentando conquistar o amor de ambos.

Para fugir da  investida do velho casal, a esperta Rosinha resolve aproveitar da situação aplicando um golpe contra os patrões, assim ganhar dinheiro e casar com seu amado Antonico. e ver-se livre das investidas importunantes. A direção da peça é de Erandina Cunha.