Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Elson Caldas

A terceira carreta do Programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã chega a Gurupi nesta segunda-feira, 7, levando atendimentos e exames preventivos a mulheres da região. A Carreta está estacionada no Parque Mutuca, Av. Beira Rio em Gurupi. Outras duas carretas equipadas para a realização de mamografias, ultrassonografias da mama e preventivos já estão circulando por municípios do Norte e da região central do Estado. O evento para o lançamento do Programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã está programado para 8h.

Para a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, esta carreta contempla uma demanda importante da população da região sul do Tocantins e levará a mulheres de Gurupi exames que garantem até 90% de possibilidade de cura em casos de câncer de mama, ou de colo de útero. “Nós já vamos para a terceira carreta a mulher, que vai cobrir toda a região sul do Estado. Com esta carreta nós temos a capacidade de fazer até nove mil exames por mês”, explicou.

De acordo com Vanda Paiva, a meta do governo do Estado é manter as três carretas circulando pelos municípios tocantinenses por tempo indeterminado. “Os contratos são por tempo indeterminado e é feito por um ano, renovável. Nossa meta é fazer a prevenção em todas as mulheres, que têm este direito”, completou.

Segundo o chefe da pasta da saúde de Gurupi, Diego Agnolin, a carreta que chega ao município nesta segunda-feira será muito bem recebida pela população que necessita dos exames oferecidos pela equipe que a compõe. “Com a carreta nós atenderemos às comunidades, aos povoados da região, conforme as demandas locais. Esta carreta será muito boa para a cidade de Gurupi”, destacou.

Balanço

Atuando desde maio deste ano, as carretas do Programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã já percorreram 13 municípios, realizando mais de 10.500 exames preventivos, mamografias e ultrassonografias da mama. (ATN)