Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A secretária de Cultura de Gurupi, Zenaide Dias da Costa, esteve reunida com representantes de blocos carnavalescos da cidade, na Câmara de Dirigentes Lojistas, na tarde desta última terça-feira, 08, quando  apresentou, para discussão, o projeto do Gurufolia 2014, que terá como tema “Circuito Ecofolia com sustentabilidade”.

De acordo com a secretária Zenaide, o sucesso do Gurufolia 2014 ocorrerá por meio do apoio financeiro do poder público e da iniciativa privada e da junção de esforços oriundos das parcerias e respectivas contrapartidas (recursos humanos, logística e infraestrutura).

“Esperamos um maior engajamento dos blocos carnavalescos no carnaval de rua, além de promover momentos de crescimento pessoal e coletivo proporcionando condições dignas de atuação dos feirantes, tanto da Feira da Amizade quanto pelos feirantes  do Parque Mutuca. Ao mesmo tempo em que buscaremos contribuir para o exercício da cidadania tendo como estratégia um evento que propicie o desenvolvimento do senso crítico, mediante ações de conscientização ambiental”, explicou  a secretária de Cultura.

Zenaide disse ainda, que a partir dessa maximização de esforços espera-se que  o Gurufolia 2014  conquiste, em médio prazo, o lugar da mais famosa festa popular da região Norte do País rompendo a fronteira da sua territorialidade atual além do fortalecimento da sua identidade cultural. A gestão pública do município de Gurupi aprimorará sua gestão da cultura a partir da maximização do potencial histórico e cultural da comunidade local utilizando as festividades realizadas para o desenvolvimento da consciência critica  da população por meio de  campanhas educativas durante as festividades.