Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um drama em que realidade e ficção se misturam, assim pode ser definido o longa-metragem “Serra Pelada”, que estreia no Cinemark do Capim Dourado Shopping nesse final de semana. Do diretor Heitor Dhalia o filme apresenta o cenário de uma montanha rasgada por caminhos precários, repletos de homens enlameados e brilhantes, carregando sacos às costas, na corrida pela busca do ouro.

A produção do drama "Serra Pelada", durou cinco anos e reconstitui parte da saga garimpeira amazônica pelo viés intimista, fechando o foco em dois homens, Joaquim e Juliano, que a exemplo de muitos brasileiros deixaram suas casas na década de 1980 e seguem para o Pará, onde fica o garimpo que dar nome a trama.

Joaquim é professor e deixa para trás a mulher grávida de seu primeiro filho, Juliano logo percebe que, no ambiente da gigantesca mina a céu aberto, a violência risca fácil e a vida de ninguém vale muito,  e assim passa a usar a violência para disputar território de garimpo com o poderoso Carvalho, e se envolve com Tereza,  prostituta de quem o vilão se faz de dono.

Escudados um na sabedoria específica do outro, Juliano e Joaquim prosperam. Tornam-se donos de um barranco, contratando empregados, achando ouro. O dinheiro começa a entrar, tornando o sonho de volta de Joaquim cada vez mais distante. Ele se angustia cada vez que chega mais uma foto da filha que ele não conhece.

Confira as sessões de estreia do Cinemark do Capim Dourado Shopping para essa sexta-feira, dia 18.

Serra Pelada - 13h40 - 16h20 - 19h00 - 21h30