Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ruy Bucar

Uma comitiva conduzida pelo prefeito e o presidente da Câmara Municipal do município de Rio da Conceição, Astrogildo de França Filho e Josuel Salustiano da Silva, respectivamente, despacharam na tarde desta última terça-feira, 22, com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino. 

Durante a visita, os representantes do município solicitaram ao gestor da ATS a mudança no sistema de captação de água que abastece a cidade que hoje é feita por meio de poços artesianos. De acordo com o documento, a troca no sistema se faz necessário devido ao número elevado de problemas de saúde que vem sendo detectado na comunidade e com isso trazendo preocupação e insatisfação para as autoridades. 

De acordo com o prefeito Astrogildo, o subsolo do município possui uma grande quantidade de minério de calcário, o que tem alterado e prejudicado a qualidade da água que abastece toda a cidade. Durante o encontro, o presidente da Câmara Josuel Salustiano sugeriu que a captação de água seja feita, diretamente, do Rio Manoel Alves que corta o município.

O presidente da ATS assegurou aos representantes do município que enviará uma equipe para a região afim de que seja feito um estudo para então sinalizar a forma de atendimento que deverá ser destinado ao município. Com o mesmo otimismo, o presidente Edmundo Galdino assegurou que em 2014 o tema saneamento ganhará mais reforço por parte do governo do Estado.

Presentes presentes

Também estiveram presentes os vereadores Aldair Muniz dos Santos, Carlito Alves da Silva, Cleides dos Anjos, Fagne Moreira Viana, Hermilson Mendes da Silva, Ivanise Macedo Rodrigues e Josemilson Vieira Macedo.