Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

TO 020 Próximo ao Mirante em Taquaruçu

TO 020 Próximo ao Mirante em Taquaruçu Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior TO 020 Próximo ao Mirante em Taquaruçu TO 020 Próximo ao Mirante em Taquaruçu

As rodovias tocantinenses passarão por revitalização e implantação de sinalização horizontal e vertical, além de dispositivos auxiliares de segurança viária em pontos críticos e acessos que demandam melhor mobilidade. O investimento previsto será de R$ 4 milhões, os trechos foram licitados na modalidade de menor preço, sob o regime de empreitada por preço unitário, observadas as disposições da Lei Federal 8.666/93.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans) Kaká Nogueira, a ação visa sanar pontos críticos, onde há um número expressivo de fluxo de veículos e altos índices de acidentes. “O objetivo do Governo do Estado é aumentar a segurança dos condutores e pedestres em condições adversas, como chuva ou noite. A sinalização vai contribuir para a redução de acidentes, além de orientar os condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias, facilitando a mobilidade e a acessibilidade nas rodovias tocantinenses”, justifica.

A engenheira Civil e especialista em trânsito, segurança e mobilidade da Agetrans, Gisela Eliane Pereira da Costa, cita como exemplo alguns dos trechos descritos no termo de referência. “Trechos da TO-030, que liga Palmas a Santa Tereza, passando por Taquaruçu e Buritirana, e da TO-020, de Palmas a Novo Acordo, via Aparecida do Rio Negro. Serão instaladas faixas de redução de velocidade, implantação de defensas metálicas, tachões e marcadores de alinhamentos e o tratamento de polos geradores de tráfego, como o Mirante da Cachoeira do Roncador em Taquaruçu, que recebe grande número de pessoas nos fins de semana e feriados”, adianta.

A licitação foi aberta nesta terça-feira, 29, e contou com a participação de 13 empresas. O estágio agora será de análise documental das propostas participantes do processo licitatório. (Ascom Agetrans)