Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Samuel Costa

Foto: Samuel Costa

Desde que foram contemplados pelo Bolsa Atleta, os mais de 50 beneficiados pelo edital têm colhido ainda mais resultados nas competições que disputam, o que reflete a importância do apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). De setembro pra cá, as conquistas nas mais diversas modalidades são cada vez mais significativas e em maior quantidade.

No karatê, por exemplo, os bolsistas já conquistaram medalhas em dois campeonatos brasileiros e em diversas competições regionais. No judô destaque para a participação em competições de renome na região sudeste do País e pela grande força dos bolsistas dentro do Estado, entre eles, a judoca Luana Cândido, pelo destaque em competições regionais. Conquistas também foram obtidas na natação, ciclismo, tiro prático, bicicross e em outras modalidades.

Além das medalhas, o resultado veio através da convocação para a seleção brasileira, como no caso da atleta Nayara Cassimiro, do vôlei de praia, e do intercâmbio no Canadá, aventura vivida pela judoca Luana Cândido. 

Iniciação 

As conquistas do Bolsa Atleta refletem o investimento no esporte de alto rendimento. Por outro lado, nos oito núcleos das Escolinhas Fundesportes, o “retorno” vem através de sorrisos e da certeza de proporcionar uma chance de lazer e futuro melhor às mais de 700 crianças, de 8 a 16 anos, que são atendidas pelo projeto. 

Com a expectativa de chegar a atender duas mil crianças entre meninos e meninas, as Escolinhas Fundesportes irão encerrar o primeiro semestre de aulas com muita festa.

“Está prevista uma competição interna, na última semana de aulas, ‘pra’ incentivar ainda mais os meninos a treinarem. A intenção é premiar todos, porque independente da vitória, todos já estão ganhando em optar por fazer do esporte parte da sua vida”, avaliou o presidente da Fundesportes, Cleyton Alen.  

Futuro 

Em meio ao balanço da primeira etapa da gestão, a Fundesportes já prospecta as próximas realizações. As obras de reforma do Ginásio de Taquaruçu e do Ginásio Ayrton Senna devem começar ainda em novembro e irão modernizar as instalações dos complexos.

Em dezembro, será realizado um evento para premiar os melhores do ano no esporte, com destaque para atletas, entidades, parceiros e jornalistas especializados. 

Em 2014 está previsto o lançamento do edital “Compete Palmas”, que irá contemplar atletas de rendimento com passagens aéreas para competições e intercâmbios, mediante apresentação de currículo e avaliação das condições do competidor. 

Também no próximo ano está prevista a ampliação do atendimento das escolinhas Fundesportes, além da ampliação e consolidação do projeto de Escolinhas de Lutas nas Feiras Cobertas, que já começa a ser desenvolvido em algumas feiras da Capital.

Em novembro, o presidente da Fundesportes participa de importantes eventos do esporte indígena e da modalidade de tiro prático visando trazer competições nacionais e internacionais das modalidades para Palmas nos próximos anos.