Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Toma posse nesta segunda-feira, 18, a nova diretoria do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro/TO), que terá como presidente o agropecuarista Saddin Bucar Figueira, que atualmente preside o Sindicato Rural de Miranorte. A solenidade vai acontecer no Auditório da FAET / SENAR, em Palmas, às 10h, e contará com a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, além de diversas lideranças ligadas ao setor agropecuário do estado.

O Fundeagro é uma fundação privada, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Estado do Tocantins, bem como trabalhar para a erradicação da febre aftosa e outras zoonoses, e o controle de pragas e doenças de vegetais.

Para Kátia Abreu, o Fundeagro tem uma missão de extrema importância na luta pela defesa dos interesses dos agropecuaristas no Tocantins, e tem contribuído para tornar o rebanho bovino do estado livre da febre aftosa, com vacinação, desde o ano de 1997. A senadora adiantou que, em parceria com todos os órgãos de defesa animal e com o apoio do Governo Federal, já está trabalhando para que o gado tocantinense fique livre da febre aftosa e outras doenças sem vacinação. Kátia também destacou que a CNA tem trabalhado para o crescimento da exportação da carne tocantinense, bem como para a suspensão do embargo chinês à carne brasileira, imposto, conforme a parlamentar, "sem nenhuma razão técnica".

Fazem parte do Fundeagro entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins – FAET; o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e derivados do Estado do Tocantins – Sindicarnes; a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT; a Associação das Indústrias de Laticínios e Derivados do Leite do Estado do Tocantins – Sindileite; a Associação Sul Tocantinense de Pecuária de Corte  - Apeco; o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins – OCB; a Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec.