Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governador Siqueira Campos prestigiou mais uma homenagem da Câmara dos Deputados aos parlamentares constituintes pelos 25 anos da promulgação da Constituição Federal do Brasil. Nesta quarta-feira, 27, foi realizada em Brasília uma sessão solene para a segunda etapa de entregada da Medalha Assembleia Nacional Constituinte. Como ex-deputado constituinte, Siqueira Campos já havia recebido a homenagem no mês de outubro.

“Comemoramos algo que é de todos nós, é desta casa. Estar aqui neste local onde nasceu o Tocantins é uma relação de alegria imensa. Essa parte de ter saudades daqueles bons tempos, e saudades dos que foram e não posso rever são coisas que também calam fundo no meu coração. São lembrados todos os constituintes na memória daqueles que se foram e eu homenageio também as suas famílias que esse fazem representar aqui, a forma carinhosa que o Tocantins foi representado aqui, o abraço que eu recebi foi o abraço destinado ao povo extraordinário que sonhou e lutou e nunca deixou de acreditar na autonomia que nós conquistamos, os que vieram me abraçar estão abraçando o povo determinado heroico, o homem e a mulher tocantinense”, afirmou o Governador.

Acompanhado pelo senador Vicentinho Alves, o deputado federal Eduardo Gomes, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade e de secretários de Estado - Vanda Paiva (Saúde), Jaime Café (Agricultura) e Francisco de Assis (Representação) -, o Governador Siqueira Campos recebeu os cumprimentos de ex-colegas parlamentares e de autoridades, como o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e o ex-deputado federal pelo estado de Goiás, Antônio de Jesus - um dos parlamentares constituintes que registrou passagens de sua vida política ligadas ao Governador Siqueira Campos e à criação do Tocantins.

“[Siqueira Campos] Honrou-me na década de 60 de ser motorista de taxi dele em Goiânia, quando ele morava no setor sul e eu o conduzia para o aeroporto. Posteriormente nos vemos aqui na Constituinte com o mesmo pé de igualdade, quando ele honrou-me em assinar como coautor o projeto de criação do Tocantins, que foi a maior conquista augurada pelo saudoso Ulisses Guimarães”, disse Antônio de Jesus.

História

Siqueira Campos é autor do texto final da fusão de Emendas, incluindo a Emenda nº 2P00002-9, propondo a criação do estado do Tocantins, e da Emenda propondo a elevação dos Territórios Federais de Roraima e Amapá a estados. Da atuação do Governador ainda como Deputado Constituinte, há diversos Projetos de destaque e interesse nacional, a exemplo do Projeto de Lei nº 1.275, de 1973, que autoriza o Poder Executivo a destinar recursos ou contratar financiamentos externos para a implantação da hidrelétrica de Itaboca, hoje UHE de Tucuruí, no rio Tocantins; Projeto de Lei nº 1.361, também de 1973, para construção da hidrelétrica do Funil e constituição da Companhia Hidrelétrica do Tocantins, hoje UHE Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado: Projeto de Lei nº 1.845, de 1974, que altera o Plano Nacional de Viação, para criação da Ferrovia Norte-Sul e implantação deste importante modal de transporte e Projeto de Lei nº 5.276, que cria a Fundação Universidade Federal do Tocantins. (Secretaria de Representação do Estado)