Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

O governador Siqueira Campos participou nesta quinta-feira, 28, da primeira Feira da Troca Solidária do município de Bernardo Sayão, a 334 km de Palmas. Cerca de 100 famílias de três assentamentos da região participaram da ação organizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e da Assistência Social (Setas), em parceria com a prefeitura municipal.

O Clube da Troca Solidária tem o objetivo de trazer movimento às comunidades, incentivando a produção para o autoconsumo e a troca dos excedentes entre a população da cidade. O programa atende principalmente famílias de assentamentos e beneficiários de programas sociais como Tocantins sem Fome, Pioneiros Mirins, Bolsa Família, entre outros.

Na ocasião, o governador Siqueira Campos ressaltou o compromisso de cuidar das pessoas e apontou a Troca Solidária como um importante meio para alcançar esse objetivo: “Essa ação é uma forma criativa e competente de fazer as coisas acontecerem”, afirmou.

O secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, também ressaltou outras ações do governo que vem beneficiando o homem do campo. “Esse programa vem em um momento muito oportuno onde o governo trabalha para fixar os trabalhadores no campo. São os tratores, ônibus escolares, recuperação de estradas vicinais, fortalecimento do programa Compra Direta, tudo para oferecer condições das famílias produzirem e serem supridas de forma digna sem precisarem se deslocar para a cidade”, explicou.

O prefeito de Bernardo Sayão, João Gomes, agradeceu ao governador por todas as obras do Programa de Apoio aos Municípios (PAM), contemplando a cidade com máquinas agrícolas, recuperação e construção de estradas. Sobre a Troca Solidária o prefeito ressaltou a satisfação dos pequenos produtores: “Esse programa é fundamental, pois estimula as pessoas a produzirem para sustentar suas famílias e também pensando no uso do excedente. Os agricultores estão animados com o resultado”, afirmou.

É o caso de Vera Lúcia Nogueira, beneficiária do programa Bolsa Família. Ela e o esposo resolveram arrendar o terreno de vizinhos e começar uma pequena produção de frangos, melancia e hortaliças. Hoje, Vera já consegue manter a família com a renda desse trabalho. Sobre a Troca Solidária ela afirma: “Estamos maravilhados com esse incentivo, para mim que não tenho uma renda fixa essa ajuda é fundamental. Com os alimentos que consegui aqui vou ficar muitos dias sem ir ao supermercado”, disse a agricultora.

Troca Solidária

Na Troca Solidária, a equipe da Setas oferece produtos da cesta básica como arroz, feijão, óleo, café e sardinha e os produtores levam a produção, que pode ser a polpa feita das frutas do quintal, a mandioca, queijo, abóbora, banana e outros. Na feira, a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o Solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade. Vale lembrar que o ganho não fica apenas nas sacolas cheias e na economia. O principal beneficio da Troca para a comunidade é ensinar a valorizar as potencialidades e estimular a solidariedade.

Dos produtos adquiridos pela Setas, 50% são doados para a prefeitura, que deve destiná-los à merenda escolar e às refeições oferecidas em programas sociais. A outra metade é encaminhada para a próxima Troca Solidária, estimulando o intercâmbio de produtos entre os municípios. (Ascom Setas)