Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dennis Tavares

O governo do Tocantins entregou nesta quinta-feira, 12, a reforma a Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA). Com capacidade para abrigar até 150 detentos, foram investidos R$ 710 mil nas obras da unidade prisional. Os recursos são provenientes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Entres as melhorias realizadas na CPPA, estão o reforço da estrutura de segurança da unidade, a troca do sistema elétrico, pintura nova e construção de uma estação de esgoto dentro da Casa de Prisão Provisória. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), esta era uma antiga reivindicação da população, já que a fossa que existia no local trazia diversos incômodos aos moradores da região.

Pronta, a unidade receberá, no primeiro momento, cem presos alojados provisoriamente no Presídio Barra da Grota. Apesar da curta distância entre as unidades prisionais, apenas 8 km, um esquema de segurança vai ser planejado para o traslado dos reeducandos. Ao todo, a CPPA conta com 11 celas.

Durante a solenidade de reinauguração da unidade prisional, o secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, ressaltou a importância das obras para Araguaína e região. Segundo ele, há 10 anos não havia sido feito investimentos na CPPA. A unidade estava fechada desde outubro de 2012. “Com a reforma, nós vamos agora implantar cursos técnicos aos reeducandos, em parceria com o IFTO [Instituto Federal do Tocantins]”, afirmou, ressaltando ainda novos investimentos na área. “Nós estamos buscando trazer para Araguaína mais uma unidade prisional com capacidade para 603 vagas”, disse.

Representando o prefeito Ronaldo Dimas, o secretário de Administração de Araguaína, Naim HannaHallum Filho, agradeceu ao governo pela parceria e reforçou a relevância da obra no município. “Isso vai melhorar as condições da pessoa que está privada de liberdade e aumentar a segurança para a população”, ressaltou.

Outras obras

Em Arapoema, foram inauguradas melhorias na Cadeia Pública e Delegacia da cidade. A Cadeia foi expandida e totalmente reparada, com ampliações na cozinha, construção de alojamento para o delegado de plantão, alojamentos para agentes e detentos do regime semiaberto. As instalações elétricas também foram refeitas, as celas pintadas, o piso reformado, o prédio forrado e as fossas reconstruídas.

O Complexo da Polícia Civil do município e as obras de ampliação e reforma da Cadeia Pública. As dependências do Complexo de Polícia Civil abrigam, a partir de agora, a Central de Flagrantes, Núcleo de Identificação, Perícia, Delegacia da Mulher e Delegacia da Criança e do Adolescente. Na Cadeia, além das quatro celas já existentes, foram construídas mais três. O local também ganhou um novo alojamento para os detentos do regime semiaberto, uma cozinha nova, ambientes individuais para os setores administrativo e o carcerário; entre outras melhorias. O estabelecimento tem capacidade para abrigar 60 reeducandos.

Já em Tocantinópolis, o prédio da Cadeia Pública do município teve o telhado, fiação elétrica, piso, portas e instalações hidráulicas substituídos. Ainda foram construídos banheiros, calçamento da fachada do prédio e estacionamento. A copa também foi ampliada, assim como foi instalado um novo alojamento para os agentes.