Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As carretas do programa “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” continuam levando atendimentos e exames preventivos de câncer de mama e colo de útero as mulheres do Tocantins. Nesta semana as cidades beneficiadas são Santa Teresa, Sítio Novo e Formoso do Araguaia. 

Desde que começaram a circular, em maio do ano passado, as carretas já realizaram 25.504 atendimentos, sendo 8.864 ultrassonografias, 8.901 mamografias e 7.739 exames preventivos. Em sete meses, as carretas percorreram 43 cidades do Tocantins.

De acordo com Maria Rita, técnica da Coordenadoria Oncológica e de Controle de Risco da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o objetivo da unidade móvel é fazer rastreamento. “Isso é feito para que se descubra o mais rápido possível, por meio de exame, uma doença que a mulher possa apresentar. São selecionadas àquelas com maior chance de enfermidade por apresentar exames alterados”, explica.

Ainda de acordo com a técnica, as pacientes que tiverem exames alterados são agendadas, através da coordenadoria, diretamente nas unidades de referência, que são o Hospital Regional de Araguaína (HRA) e o Hospital Geral de Palmas (HGA). “Assim, caso o diagnóstico seja positivo para o câncer de mama, a paciente já vai estar no serviço onde é oferecido o tratamento”, destaca.

De acordo com Maria de Lourdes, secretária de saúde da cidade de Miracema, onde a carreta esteve no mês de dezembro, os atendimentos foram satisfatórios e contribuíram para reduzir demanda reprimida. “Os atendimentos foram ótimos. Os resultados dos exames já estão chegando e os que tiveram alterações estão recebendo os encaminhamentos”, informou.

Em São Miguel, por onde a carreta norte vai passar entre os dias 20 e 31 de janeiro, a estimativa da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Rosemeire Vieira Pereira, é que sejam atendidas 800 mulheres. “Estamos com as melhores expectativas e aguardando pelo serviço”, destacou.

Mais chances de cura

O programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem por objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero. Cada unidade realiza 150 procedimentos por dia e os resultados dos exames ficam prontos entre três e quatro dias.

Com as carretas, o governo do Estado leva atendimento às comunidades onde as pessoas têm mais dificuldade de acesso à saúde e possibilita as mulheres tocantinenses mais facilidade de realizar a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, podendo aumentar em 90% as chances de cura da paciente.

Datas previstas para atendimento

 A previsão é que a Carreta 1, da região leste, atenda na cidade de Taguatinga de 13 a 24 de janeiro, em Lagoa do Tocantins, de 27 a 31 de janeiro, em Novo Alegre, de 3 a 7 de fevereiro, em Lavandeira, de 10 a 14 de fevereiro, em Ponte Alta do Tocantins, de 17 a 21 de fevereiro, em Miranorte, de 24 de fevereiro a 14 de março, em Ipueiras de 17 a 21 de março, em Monte do Carmo, de 24 de março a 4 de abril, em Tocantínia de 7 a 11 de abril, em Rio dos Bois, de 14 a 17 de abril, e em Novo Acordo de 22 de abril a 2 de maio.

Já para a Carreta 2, da região norte, a previsão é que ela esteja nas cidade de São Miguel do Tocantins, de 20 a 31 de janeiro, em Itaguatins, de 3 a 14 de fevereiro, em Maurilândia, de 17 a 21 de fevereiro, em Palmeiras do Tocantins, de 24 de fevereiro a 3 de março, em Riachinho, de 10  a 14 de março, em Ananás, de 17 a 28 de março, em Luzinópolis, de 21 de março a 4 de abril, em Aguiarnópolis, de 7 a 11 de abril, em Cachoeirinha, de 14 a 17 de abril e Nazaré, de 22 de abril a 2 de maio.

A Carreta 3, que percorre a região oeste, tem previsão de estar em Dois Irmãos entre os dias 20 e 24 de janeiro, em Araguacema, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, em Alvorada, de 10 a 21 de fevereiro, em São Valério da Natividade, de  24 de fevereiro a 7 de março, em Sandolândia, de 10 a 14 de março, em Talismã, de 17 a 21 de março, em Couto Magalhães, de  24 a 28 de março, em Juarina, de 31 de março a 4 abril, em Dueré, de 7 a 11 de abril, em Pium, de 14 a 25 de abril e em Itaporã de 28 de abril a 5 de maio. (ATN)